Novo Gama: Governo Municipal – Secretaria Municipal de Saúde, inicia força tarefa Contra Dengue nesta quarta-feira

Visando o início do período chuvoso, onde a preocupação com os focos de dengue aumenta, uma ação de controle da proliferação do Aedes Egypti será iniciada nesta quarta-feira (10), em Novo Gama.  A concentração será no Unidade de Saúde (Equipe 1 e 2), no bairro Vale do Pedregal, a partir das 8h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a atividade faz parte da “Ação Goiás contra o Aedes”, com a participação de agentes de saúde, voluntários e Corpo de Bombeiros.

A ação, tem como meta erradicar o mosquito do território goiano e proteger a população contra dengue, Zika e Chikungunya.  Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde o início da mobilização, quase 14 milhões de domicílios goianos foram visitados.

Vale lembrar que um boletim divulgado pela SES-GO apontou que em janeiro, o número de residências com focos de dengue em Novo Gama, era de 4,81%, já em abril, este número caiu para 0,58%.

Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Corpo de Bombeiros, deu mais um passo com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Foi realizado no ano passado entre os dias 17 e 20 de abril, alunos de quatro escolas municipais de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, receberão informações teóricas e práticas sobre as principais medidas de combate ao inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya, entre outras doenças. A intenção da ação foi de integra o projeto Educação em Saúde nas Escolas – Goiás contra o Aedes, desenvolvido desde o ano passado. Foram realizadas ações em todos os municípios que integram a Regional de Saúde Nordeste 1, com sede em Cavalcante. Na segunda-feira, profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, em parceria com o 5º Batalhão Bombeiro Militar de Novo Gama, começarão a efetivar o projeto em Novo Gama, que integra a Regional de Saúde Entorno Sul.

A primeira escola a ser contemplada será a Escola Municipal D’Alva VI, na qual estudam 408 alunos. Nos demais dias da semana, a ação será desenvolvida nas Escolas Elísia da Conceição dos Santos, Carla Moana Dias Simões e Jardim Paiva. A coordenadora-geral de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde da Suvisa, Mariustella Vieira dos Santos Sasse, informa que além de repassar orientações teóricas sobre o desenvolvimento do mosquito e as formas efetivas de combatê-lo, a equipe demonstrará de maneira prática, por meio de maquete, como deve ser realizada a limpeza de calhas, proteção de caixas d´água, retirada de objetos que acumulam água, entre outras medidas preventivas. Todo o conteúdo repassado nas quatro escolas será replicado por componentes do 5º Batalhão Bombeiro Militar, nas demais unidades de ensino de Novo Gama e dos municípios de Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental. Maristella Sasse destaca que por meio desta iniciativa, a SES-GO e o Corpo de Bombeiro visam dar condições para que a criança e o adolescente contribuam, em seu núcleo familiar, para a diminuição dos índices de infestação do Aedes.

FONTE: www.saude.go.gov.br/suvisa-combate-aedes-em-escolas-do-novo-gama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *