Distrito Distrito: Letramento Interventivo

Em Ceilândia, projeto gratuito ajuda crianças da rede pública com defasagem no processo de alfabetização

Os problemas da alfabetização costumam aparecer no início da vida escolar, mas muitas vezes prosseguem por anos a fio para serem detectados apenas em séries mais avançadas, quando muito tempo já foi perdido na escola. Entre as consequências, temos cada vez mais jovens com déficit de leitura, escrita e apropriação do conhecimento. Para melhorar esta realidade, o curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB – campus Oeste – promove o projeto Letramento Interventivo. A iniciativa tem por objetivo oferecer atendimento especializado a estudantes do ensino da rede pública da comunidade, que apresentam alguma defasagem no processo de alfabetização e, assim, contribuir para o ensino e desenvolvimento desses alunos. As aulas são ministradas por graduandos do curso da Pedagogia da instituição – sob a supervisão dos professores –  e acontecem sempre nas terças das 13h30 às 17h, e quartas-feiras, das 8h às 11h, no IESB Ceilândia.

Cerca de 80 crianças já foram beneficiadas pelo projeto, que teve início em 2016. “Para participar é necessário que a criança passe por uma triagem conosco para que possamos avaliar o nível de dificuldade. Atendemos crianças laudadas com déficit de atenção e hiperatividade, bem como, alunos com necessidades educativas especiais. São casos que precisam de atendimento individualizado. Para cada estudante assistido, temos um monitor da Pedagogia e o resultado é muito significativo. Dependendo do grau de fragilidade, em dois meses já percebemos a melhora”, explica a pedagoga Adjanira Borges, professora responsável pelo projeto.

Graduada em dezembro de 2017, Saionara Lima Martins participou desde o princípio do projeto Letramento Interventivo e, mesmo depois de formada, continua a participar como voluntária. “Comecei no 6º semestre e acho que tive um aprendizado enriquecedor para a minha carreira. Tive chance de viver na prática o cotidiano da sala de aula, sempre com o apoio dos professores”, ressalta.

O atendimento é gratuito. Escolas públicas e pais interessados devem procurar a secretaria do curso de Pedagogia do IESB em Ceilândia pelo telefone (61) 3962-4725.

Paulo Almeida
Tríplice Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *