São Paulo: Ambulantes de Praia Grande participam de curso de qualificação

Capacitação é destinada a cerca de 600 ambulantes

A Prefeitura de Praia Grande iniciou na última segunda-feira (5) novas turmas do Curso de Formalização e Qualificação dos Ambulantes. Deverão participar cerca de 600 profissionais, aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin). O evento acontece sempre a partir 18h30, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, da Secretaria de Educação (Seduc), localizado na Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim. O curso terá duração de 16 horas, divididas em oito módulos. Serão duas turmas: uma as segundas e quartas-feiras e outra as terças e quintas-feiras. A participação é obrigatória. Iniciativa inédita na Região, a aplicação do curso iniciou em agosto, formando em sua primeira turma cerca de 500 ambulantes.

Para Itamar Marciano, secretário Adjunto da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) e um dos coordenadores do curso, a participação dos ambulantes é fundamental para a melhoria na qualidade de atendimento ao turista da Cidade. “Teremos nos próximos dias muito trabalho. Queremos que o curso seja um marco decisório nas atividades destes profissionais. Somos uma estância turística e como tal precisamos sempre buscar qualificação no atendimento aos nossos moradores e visitantes. Vamos mostrar que não é só legislação que rege o comércio. Atitude e bom atendimento também são diferenciais importantes e é esta mensagem que trazemos para os ambulantes. Também passaremos informações sobre empreendedorismo e como melhorar o negócio com pequenas ações.

Esperamos que o que for aprendido no curso seja transformado em atitude, melhorando cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pelos ambulantes na Cidade”.

O destaque do primeiro dia do curso foi a palestra motivacional “Onde tudo começa. Seu negócio, seu futuro!”, que ficou a cargo do diretor da Divisão de Empreendedorismo da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) de Praia Grande, Armando Di André Comitre Rigo. Dicas de empreendedorismo e exemplos de pessoas que começaram do zero e hoje são empresários de sucesso fizeram parte do material passado aos participantes.

Comitre procurou também demonstrar aos ambulantes que participam do curso a importância da atividade que desenvolvem e que o produto que é oferecido aos munícipes e turistas pode ser melhorado de diversas formas. “Vamos aqui transmitir as informações sobre como melhorar seu negócio, mas não adiantará nada se quando saírem não colocarem em prática. Por exemplo: hoje conquistar o cliente com um bom atendimento é fundamental, assim como a utilização de produtos de qualidade. São ações simples, mas que representam muito. Tanto que esse cliente retorna e com ele novos clientes. O que mostramos é que não são necessários grandes investimentos e nem grandes ideias para transformar o negócio. Essa é a proposta que esse curso traz. É possível sempre melhorar, seja lá qual for o tipo de comércio”.

Para Edson Luis Costa, popularmente chamado de Titi, há 15 anos trabalhando com um “carrinho de praia”, o que foi apresentado no primeiro dia já levou os participantes a refletirem: “ O que foi mostrado é que não precisamos de grandes ações para melhorar nosso comércio. Basta atitudes simples, mais simpatia, melhor atendimento, incentivos para que esse consumidor retorne, fidelizando a clientela. Acho que serão muito importantes os assuntos a serem debatidos. Com certeza será um aprendizado importante e que vai beneficiar muito a todos nós”.

Já para José Gilson Abreu dos Santos, ambulante há cerca de 10 anos na Cidade, a maior preocupação é a legislação: “ Acho bom o que a Prefeitura está fazendo. É importante para gente saber o que pode ou não comercializar e onde fazê-lo, de forma legal e sem problema com a fiscalização. Também é importante o que estão explicando, principalmente no que se refere ao atendimento ao cliente. Tem muita gente que vende produtos de má qualidade, que não são bons. Isso acaba afetando os outros ambulantes, pois o consumidor fica desconfiado. O que estão mostrando é que qualidade é importante, bom atendimento também e isso traz o cliente de volta. Com essas informações, com certeza muita gente vai mudar. Pelo menos isso que espero. Vai melhorar para todo mundo, principalmente para o cliente”.

Uma versão online do material estudado na capacitação também deverá ficar hospedada no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) para consulta.
O curso terá palestras das secretarias municipais de Assuntos Institucionais (Seai), Urbanismo (Seurb), Cultura e Turismo (Sectur), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Profissionais do Sebrae encerrarão as atividades.

Telefone – Os participantes do curso podem obter informações junto a Sefin através dos telefones: 3496-2184, 3496-2236 e 3496-2043.

Confira a programação do curso para formalização e qualificação dos ambulantes:

Dias: 5 e 6 de novembro
Palestra: Abertura Empreendedorismo – Seai
Dias: 7 e 8 de novembro
Palestra: Código de postura, fiscalização e Procon – Seurb-Sefin-Procon
Dias: 12 e 13 de novembro
Palestra: Atrativos turísticos e qualificação para receptividade do turista – Sectur
Dias: 14 e 23 de novembro
Palestra: Segurança, Trânsito e Prevenção à Acidentes – Seasp-Setran
Dias: 19 e 20 de novembro
Palestra: Limpeza da praia, reciclagem e descarte adequado dos resíduos produzidos – Sema e Sesurb
Dias: 21 e 22 de novembro
Palestra: Manipulação, armazenamento de alimentos. Nutrição e receitas – Sesap/ Vigilância Sanitário
Dias: 26 e 27 de novembro
Palestra: Começar bem: Formalização e finanças – Sebrae
Dias 28 e 29 de novembro
Palestra: Noções de compra e fornecedores, qualidade de atendimento ao cliente – Sebrae.

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