Novo Gama: após 20 anos, as obras para conter as erosões do buracão do Pedregal foram iniciadas

O dia 17 de dezembro foi um marco histórico para a população do Novo Gama

Num clima de festa e muita emoção a Prefeita Sônia Chaves assinou o documento para finalmente iniciar as obras de contenção da grande erosão no município.

Por meio uma Ordem de Serviço, a Prefeita anunciou o início da obra de infraestrutura na erosão do Pedregal. A obra está orçada em R$ 14.871.883,50 viabilizados por meio de uma parceria com o governo federal. O serviço tem o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida para a população e deve durar 10 meses.

Após 20 anos de luta, o povo novogamense agora poderá contemplar as máquinas e os homens trabalhando para enfim acabar com o problema que destruiu o sonho de vários moradores do bairro Pedregal.

Para marcar este momento histórico, a Prefeitura do Novo Gama convidou a população para participar de uma solenidade onde o Governo Municipal apresentou o pacote de obras para conter o famoso buracão e também as obras que estão em andamento em Novo Gama.

“Vamos combater essa erosão”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana Marinaldo Almeida. De acordo com o documento da Ordem de Serviço, a obra contempla a criação de galeria de águas pluviais, boca de lobo, pavimentação, recuperação asfáltica, paredes de gabião, descida d’água vertical (parede), aterro da Avenida até o Paredão em gabião, canal em gabião e calçada.

Durante a solenidade estiveram ao lado de Sônia Chaves o ministro das Cidades Alexandre Baldy, o deputado federal eleito Adriano do Baldy, representante do Ministério da Integração Nacional Antônio de Pádua e o deputado estadual Diego Sorgatto.

Prestigiando a solenidade estava o Secretariado Municipal Júnior da Cultura (Esportes); Damião Gilbério Braz (Transportes); Maria da Guia (Educação); Josélia Santos (Mulher); Ediane Alcântara (Finanças); Wisliane Maximiano (Saúde); José Pacífico (Ação Social); Warlei Lúcio (Governo) e Pedro Colaço (Comércio); o deputado federal eleito Adriano Avelar (Adriano do Baldy); o Deputado Estadual Diego Sorgatto; e os Vereadores Geissivam Diniz – o BB presidente da Câmara Municipal; Ricardo Construtor; André do Logos; Adriano do Transporte; Celso Carvalho; Ilma do Baduca; Neto Dantas e José Lopes.

Emocionado a Prefeita disse: “Eu estava apreensiva e pensando na minha vida toda. Confesso que estou emocionado, na prática fui criada aqui nesta região. Eu vi município ser emancipado, depois de mim já passaram dois prefeitos, eles prometerem e não fizeram nada. Deus me deu a oportunidade de voltar a ser prefeita desta cidade e ter o prazer de estar aqui hoje lançando esta obra tão importante para nossa cidade. Como eu disse, fui criada nesta região e conheço a trajetória deste sofrimento.

Peço a Deus sabedoria para que consigamos realmente executar esta obra. Pois é um projeto complexo, demorado, difícil e caro. Eu quero depois, deixar a cópia deste projeto para que os moradores saibam o que vai acontecer aqui. O recurso para execução da obra é liberado em etapas. A primeira etapa foi liberada para o inicio das obras e já esta na conta da prefeitura. O pessoal vem fiscalizar e ver o que foi feito e libera a segunda etapa, executamos a segunda, eles liberam a terceira, e aí prestamos contas da obra. Quando eu falei para a população que iríamos começar esta obra, as pessoas não acreditaram. Hoje estou muito feliz por estar lançando-a, porque faz parte da história da nossa cidade.” Concluiu a Prefeita.

Na ocasião, o deputado federal eleito Adriano do Baldy disse: “É uma satisfação estar aqui hoje, eu tenho acompanhado o sofrimento e a angustia da população e a preocupação da Prefeita Sônia que tem nos procurado constantemente há vários meses. O Brasil está num momento difícil, todos tem acompanhado a crise política e econômica. Mas a prefeita é muito determinada. E quando a pessoa é determinada, ela consegue levar para os órgãos públicos a real necessidade da execução de uma obra como essa. Estamos só começando e estaremos contigo durante toda a trajetória. O recurso está liberado também para outras obras do município. Os trabalhos já começam nesta amanhã e o projeto está todo no ministério, concluiu Adriano Avelar (Adriano do Baldy).

Ao final da solenidade, a prefeita agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância da recuperação do asfalto em toda a avenida principal. Ela ainda destacou que após resolvida os problemas das erosões do buracão do Pedregal, em breve serão iniciadas as obras do recapeamento asfaltico.

O administrador da Prefeitura Valder Lopes também compareceu ao local, assim como o administrador da Feira do Produtor Rural de Novo Gama, Denildo Santos, e os demais funcionários municipais.

Com Informações da Fanpage PMNG/ ASCOM – Texto adaptado Jornal BNEWS – Fotos: Caique Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *