Texto do autor romeno Matéi Visniec chega à Caixa Cultural Brasília

Premiado espetáculo do grupo Os Barulhentos estará em cartaz pela primeira vez na capital federal

O espetáculo Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar chega à Caixa Cultural Brasília em janeiro de 2019. A peça, da companhia paulistana Os Barulhentos, estará em cartaz de 24 a 26 do mês (quinta, sexta e sábado), às 19h; e no dia 27 (domingo), às 20h. A sessão de sábado contará com audiodescrição e visita sensorial guiada para as pessoas com deficiência visual. Ingressos: R$ 15 (meia-entrada). A peça não é recomendada para menores de 14 anos. O espetáculo tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Dirigida por Rodrigo Spina, o espetáculo é resultado do inédito arranjo da dramaturgia realizado pelo grupo Os Barulhentos. “O palco é o espaço para fazer questionamentos e Matéi usa o teatro do absurdo para, de forma divertida, fazer refletir e pensar”, revela o diretor Rodrigo Spina.

A peça se inicia no breu total revelando a voz de um personagem cego que guia a trama e sugere ao público, de forma análoga, a experiência de uma pessoa com deficiência visual. As luzes se acendem e enaltecem o espaço-cênico: tons de cinza, branco e preto cobrem todo palco, através da maquiagem dos atores, do figurino, cenário e demais adereços, abrigando nichos diversos de ambientação realista em estado de ruína.

Acessibilidade:

Em 2016, a peça foi apresentada pela primeira vez com o serviço de audiodescrição. Após essa experiência e com a estrutura para oferecer o serviço, o grupo Os Barulhentos levou a produção para Rio de Janeiro (RJ) e para Curitiba (PR) através do Patrocínio da Caixa Cultural. Em Curitiba, foram recebidos 30 espectadores com deficiência visual num só dia utilizando este serviço, número recorde para o estabelecimento. Antes da sessão, o público será convidado para uma visita sensorial guiada.

Sobre o autor:

Matéi Visniec nasceu na Romênia, em 1956, e desde pequeno encontrou na literatura um lugar dedicado à liberdade. Censurado durante o regime ditatorial romeno de Nicolae Ceausescu, suas peças só vieram a público a partir de seu autoexílio na França, em 1987, onde vive até hoje. Ter vivido sob um regime autoritário influenciou definitivamente a obra de Visniec.

Incentivo à cultura:

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências. A CAIXA Cultural Brasília, inaugurada em 1980, foi o primeiro espaço cultural instituído pela CAIXA. Localizada na região central de Brasília, perto da estação Galeria do metrô e da rodoviária do Plano Piloto, possui cinco galerias, teatro, sala multimídia e Jardim das Esculturas. Em 2018, está prevista a realização de 60 projetos e o retorno do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira.

FICHA TÉCNICA:

Texto original: Matéi Visniec

Adaptação: Os Barulhentos

Direção: Rodrigo Spina

Elenco: Cadu Cardoso, Clara Rocha, Domitila Gonzalez, Elias Pintanel, Gustavo Pompiani, Lia Maria, Lucas Horita, Lucas Paranhos, Marina Campanatti, Murilo Zibetti

Assistência de direção: Thalita Trevisani

Produção: TSS Produções Artísticas e Jamburana Produções

Assessoria de Imprensa: Baú Comunicação Integrada

Cenário: Moshe Motta

Figurino: Camila Fogaça

Visagismo: Domitila Gonzalez

Sonoplastia: Rodrigo Spina e Maria Claudia Mesquita

Iluminação e operação de luz: Lui Seixas

Cenotécnico: Mateus Fiorentino

Design Gráfico: Ed Santana

Fotografia: Domitila Gonzalez e Valérie Mesquita

Roteiro de audiodescrição: Bell Machado

Audiodescritora ao vivo em Brasília: Deborah Andrade/TFW Traduções

Assessoria de Imprensa: Baú Comunicação Integrada

Marketing Digital: Cordão Cultural

Realização: Os Barulhentos

Serviço:

[Teatro] Aqui Estamos Com Milhares de Cães Vindos do Mar

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Data: 24 a 27 de janeiro de 2019

Horário: 20h (quinta a sábad