Praia Grande: Deficientes auditivos poderão acionar PM e Bombeiros via SMS

Cadastro dos números começa na próxima segunda-feira (16) (Foto: Irandy Ribas/A Tribuna)

Cadastro de números começa na próxima segunda-feira (16), nos batalhões da região

A partir da próxima segunda-feira (16), os números de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) receberão solicitação para atendimento de ocorrência via mensagem de texto (SMS). O recurso ficará exclusivo para pessoas com deficiência auditiva, que deverão cadastrar os números de celular em um batalhão das cidades da Baixada Santista.

 De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo é que a população com deficiência auditiva possa acionar os serviços em casos de acidentes, roubos ou assaltos. Apenas as mensagens de números de celulares previamente cadastrados no sistema serão recebidas pela PM. Este serviço é válido somente no estado de São Paulo.

Para realizar o cadastro, a pessoa deve comparecer ao batalhão (veja lista abaixo) e apresentar RG, CPF, endereço e até três números de celular para cadastro. Segundo a Pasta, haverá intérprete de Libras.  Em caso de grupos, como escolas ou instituições de atendimento, o cadastramento deve ser agendado pelo e-mail violenciaedeficiencia@sedpcd.sp.gov.br ou telefone (11) 5212-3755.

 Número
Segundo a Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, em 2015 foram registradas em todo o estado cerca de 15 mil ocorrências envolvendo pessoas com deficiência, sendo que 12,7% envolveram de pessoas com deficiência auditiva. Dados do IBGE revelam que no Estado de São Paulo há cerca de 9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, das quais 1,8 milhão têm deficiência auditiva.

Batalhões que vão receber cadastros:

Santos

CPI-6 – Avenida Coronel Joaquim Montenegro, 282 – Ponta da Praia

Guarujá

21.BPM/I Rua Avelino de Oliveira, 171 – Jardim Guaiuba

São Vicente

39.BPM/I Rua Freitas Guimarães, 340 – Jardim Boa Vista

Praia Grande

45.BPM/I Rua Guimarães Rosa, 1069 – Vila Assunção

Itanhaém

29.BPM/I – Estrada Gentil Perez, 260 – Jardim Umuarama

Fonte: A Tribuna

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *