Praia Grande/SP: Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana será no dia 14 de junho

População poderá ter acesso às propostas para os próximos 10 anos

O Município de Praia Grande está preparando o primeiro Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e uma das etapas mais importante desse processo, a Audiência Pública, ocorrerá na terça-feira (14), a partir das 18h, no Auditório Roberto Marinho. Na ocasião, a população terá a oportunidade de conhecer as propostas incluídas no plano, que deverão ser colocadas em prática nos próximos 10 anos. O ‘PlanMob’ prevê ações que influenciarão diretamente no deslocamento dos munícipes e visitantes, seja de carro, moto, ônibus ou até mesmo a pé.

Para participar da audiência os moradores deverão estar munidos de RG ou outro documento oficial de identificação com foto e preencher um pequeno cadastro na entrada. O Auditório fica na Rua José Borges Neto, nº 50, ao lado da Secretaria de Educação (Seduc) e a partir das 17h30 já será possível realizar o credenciamento.

Os últimos detalhes da audiência foram definidos em uma reunião técnica, realizada na segunda-feira (31), na Prefeitura. No mesmo encontro, foram tratados detalhes do PlanMob, como a hierarquização viária, realizada de acordo com a importância da via para os deslocamentos dentro do Município; a regulamentação das calçadas e também foi discutida a elaboração do Plano de Rotas Acessíveis, um planejamento que busca garantir de forma segura e autônoma o deslocamento de todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Participaram da reunião representantes dos seguintes setores: Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Trânsito (Setran), Secretaria de Transportes (Setransp), Secretaria de Obras Públicas (Seop), Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria de Urbanismo (Seurb), Procuradoria Geral do Município (Progem), Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Departamento de Projetos Especiais, além da vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo e os técnicos da empresa de consultoria que auxiliam na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

Legislação – O Plano de Mobilidade Urbana é uma ação inédita no Município. Pela primeira vez, Praia Grande averigua de forma planejada as condições de crescimento e oferta de deslocamento seguro para os que utilizam as vias do Município.

Algumas ações do PlanMob contemplam sugestões para questões metropolitanas como a construção de novas vias interligando os municípios ou alteração no traçado do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

O Plano de Mobilidade Urbana é exigência legal, com diretrizes definidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituídas pela Lei Federal nº 12.587/2012, tendo como objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nos municípios. E deverá ser colocado em prática nos próximos dez anos, a partir de 1º de janeiro de 2017.

Consulta – No site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) há um banner que leva direto para a página do Plano de Mobilidade Urbana. Se preferir, o internauta pode acessar a página direta, por meio do endereço www.praiagrande.sp.gov.br/planmobpg, onde é possível ter acesso às propostas do Plano.

ASCOM PG/SP – Luciano Agemiro , MTB: 73.143 -Foto: Jairo Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *