Praia Grande/SP: Usafas Santa Marina e Esmeralda II são inauguradas

Entrega da Usafa Santa Marina. (FOTO: MARCELO GUEDES)

Investimento na Saúde é umas das prioridades da Administração Municipal

A Prefeitura de Praia Grande inaugurou as unidades de Saúde da Família Santa Marina e Esmeralda II, que também contam com uma Academia de Saúde cada. As entregas dos dois novos equipamentos da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade ocorreram, respectivamente, na noite de terça (28) e na manhã desta quarta-feira (29). O investimento no setor é uma das prioridades da atual Administração Municipal.

Somente neste ano de 2016 seis Usafas já foram inauguradas no Município. Além da Santa Marina e Esmeralda II, no último dia 27, a Aloha já havia sido entregue à população. Completam a lista as unidades Nova Ocian, Maracanã e Antártica.

As novas Usafas estão beneficiando os munícipes desses bairros e também de regiões vizinhas. Com esses equipamentos a Sesap redividiu a área de atuação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o que resultou em uma maior cobertura, acesso às consultas e qualidade dos serviços.

A estrutura da Cidade na Atenção Básica impressiona. Agora, são 23 Usafas e 4 Multiclínicas. O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários que através do acompanhamento médico com consultas evitam procedimentos hospitalares.

O prefeito de Praia Grande ratificou a posição de ferrenho defensor do Programa Saúde da Família. “Saúde de verdade se faz com prevenção e orientação. Isso o munícipe encontra em uma Usafa e não em um Pronto-socorro. A política adota pela Cidade é de médio longo prazo e não imediatista, como alguns defendem de forma equivocada. Por isso criamos estrutura para darmos uma ‘overdose’ de consultas na Atenção Básica. A população deve evitar faltar nos atendimentos. A sociedade precisa abraçar essa ideia e zelar pelo Saúde da Família”, disse.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, destacou que o investimento foi direcionado também para outras áreas da Saúde. “A Atenção Básica era prioridade. Concluímos todas as metas traçadas dentro do eixo Cidade Saúde do programa Avança PG. Ainda existe mais pela frente, como dois Caps que serão inaugurados ainda neste ano e a obra do Centro Especializado em Reabilitação (CER) que segue dentro do cronograma”.

Dados – A Usafa Santa Marina está localizada na Rua Clóvis Batista dos Santos, no Bairro Anhanguera. Já a unidade Esmeralda II, na Rua Hugo de Carvalho Ramos, Esmeralda. As duas possuem confortáveis consultórios com computadores, ampla recepção, salas para demais serviços, como vacinação, inalação, procedimentos de enfermagem, além de novos equipamentos destinados ao atendimento dos munícipes.

“Fiquei impressionada com o que vi. A Usafa é linda e vai ajudar muito as pessoas daqui do bairro. Estou morando tem pouco tempo em Praia Grande. Faz um ano que sai de uma outra cidade aqui da Baixada Santista e vim para cá. A decisão foi acertada. O desenvolvimento que vejo pelas ruas não tem em nenhum outro local na Região”, elogiou a agente de processos e negócios, Josefa Shirley Santos Matos, que será atendida, juntamente com seu filho, na unidade Esmeralda II.

Fonte: PRAIA GRANDE NA TELA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *