Nefro PG inicia hemodiálise em pacientes de Praia Grande

Cinco pessoas estão realizando a terapia renal substitutiva na unidade

O Centro de Nefrologia de Praia Grande (Nefro PG) iniciou a realização da hemodiálise em pacientes residentes no Município. Neste primeiro momento do serviço, cinco pessoas já estão sendo beneficiados com o desenvolvimento da terapia renal substitutiva. O ambulatótio Pré-dilático da unidade é responsável ainda pelo atendimento e acompanhamento médico através de uma equipe multidisciplinar de cerca de mais cem pessoas.

Os três primeiros pacientes a realizarem a hemodiálise no local são moradores do Município, que foram encaminhados pelo Governo do Estado para efetuarem o procedimento em Pariquera-Açu. Antes do Nefro PG, eles levavam três horas em um veículo disponibilizado pela Prefeitura de Praia Grande para chegarem até a unidade de saúde da cidade do Vale do Ribeira, enfrentavam o mesmo período na terapia renal substitutiva além da viagem de volta. Agora estão desenvolvendo o procedimento perto de suas residências e familiares. Outros dois pacientes estão finalizando os exames para darem início ao tratamento na unidade municipal.

Atualmente, cerca de 30 moradores de Praia Grande aguardam na fila de espera regulado pelo Estado uma vaga para o tratamento. Eles já estão sendo convocados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local para iniciarem os exames e, posteriormente, a hemodiálise no Nefro PG. Desta forma a Administração Municipal beneficia os munícipes praia-grandense na fase inicial da terapia renal substitutiva na Cidade.

Ainda de acordo com a Sesap, os outros moradores do Município que já estão fazendo o procedimento médico em outras cidades e contam com a garantia do acesso ao tratamento, também passarão a fazer hemodiálise no Nefro PG. A migração, que ocorrerá em processo conjunto com o Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), será efetuada após todos pacientes da Cidade que aguardam na fila de espera serem atendidos.

Dados – O Nefro PG tem estrutura para comportar até 42 equipamentos destinados a realização da hemodiálise. A implantação será de forma gradual. O Centro está localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.389, no Bairro Boqueirão. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A equipe multidisciplinar é composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), um enfermeiro, um psicólogo, uma nutricionista e uma assistente social. A unidade conta com autorização e alvará de funcionamento foram concedidos pela Vigilância Sanitária.

Orientações – A prática de exercícios físicos, a ingestão regular de água e menos líquidos adocicados como refrigerantes e sucos artificiais, além de uma dieta saudável com menos sal e açúcar, frituras e gorduras são algumas das recomendações para que uma pessoa não tenha problemas no funcionamento dos rins. Para os diabéticos e hipertensos, a orientação também é para que se faça exames periódicos de urina e creatinina, que podem detectar precocemente qualquer variação no órgão.

Fonte: PRAIA GRANDE NA TELA – FOTO: MARCELO GUEDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *