Ensino a Distância: capacitando alunos e profissionais de uma maneira única!

Diretores, professores e alunos do Instituto Educar explicam porque a EAD vem crescendo cada vez mais

O ensino a distância vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, na vida dos profissionais que desejam reciclar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, além daqueles que visam se capacitar para determinadas funções ou prestar concursos públicos e o ENEM, optando pelos estudos de forma online por uma série de benefícios.

O Instituto Educar, com sede em Aracaju (SE), “nasceu” no cantinho da sala de um apartamento com 59m², do diretor Fábio Figueirôa há 10 anos, somente com um aluno na época, mas hoje já ganhou estabilidade e infraestrutura em um espaço físico projetado para se aprimorar cada vez mais, tendo até o seu estúdio próprio para a gravação das videoaulas, apresentações das aulas ao vivo, entrevistas, simulados, interação 24 horas com os professores e toda a atenção que um aluno precisa. “Nós buscamos oferecer não só um serviço de qualidade, mas conteúdos com professores especializados nos assuntos, que saibam direcionar o concurseiro, por exemplo, para o foco que cada concurso requer. Isso faz com que ele sinta-se mais preparado na hora do exame”, explica o diretor.

foto-2_instituto-educar

A facilidade de estudar a distância vai além. “O aluno pode estudar aonde ele quiser, nos momentos em que determinar para isso na sua rotina diária, além de fazer isso no conforto da sua casa ou em um local que esteja com tempo obsoleto, podendo otimizar esse aprendizado. Sem contarmos que ele não precisa enfrentar trânsitos caóticos ou até mesmo a violência das ruas para se deslocar até um local físico”, ressalta Raquel Figueirôa, também diretora do Instituto Educar.

Capacitação que ganhou o eixo Rio-São Paulo

A EAD (Educação a Distância) quebra barreiras e faz com que qualquer pessoa, de todos os lugares do País, possa ter acesso às aulas, independentemente de onde a sede da instituição esteja.

O Instituto Educar capacitou 3 mil Guardas Municipais da cidade Rio de Janeiro para as Olimpíadas e Paralimpíadas com cursos online a distância, em Inglês e Espanhol nos níveis básicos, Gerenciamento de Crise em Grandes Eventos, Formação de Formadores e Como Prevenir e Controlar o Estresse. Mais 3 mil profissionais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro foram habilitados nos cursos Expedito de Técnicas de Ensino para Oficiais (CETEO) e o Curso de Operações Integradas em Grandes Eventos (COIGE), também para o mesmo evento. “Fizemos o curso para eles, na Plataforma de Ensino a Distância Moodle, de acordo com o que foi pedido. O bom de ter estrutura própria é poder oferecer serviços personalizados, que possam abranger diversos ramos”, conta Fábio.

Dedicação e estudo são fundamentais!

Muitos acreditam que o estudo a distância seja algo mais fácil, mas este é um grande engano, já que ter disciplina é essencial para que o aluno alcance os seus objetivos. O professor de Língua Portuguesa do Instituto Educar, Fabiano Oliveira, adverte que planejamento e foco são apenas o ponto inicial para quem quer obter sucesso nos estudos. “Na minha matéria, por exemplo, alguns alunos acham que por ser o idioma nativo deve ser algo menos intensificado na hora de estudar. E isso não pode acontecer, pois a gramática coloquial é diferente da normativa, que é o conteúdo cobrado nas provas. E o requerimento desse conhecimento aumenta nas provas específicas, como as estaduais, por exemplo. Por isso, é importante a pessoa se planejar, dedicar determinadas horas do dia para os estudos e ter um tutor orientando sobre aquilo que é mais requisitado em determinados testes”.

O aluno William dos Santos Pereira, que passou em 1º lugar no Concurso da Polícia Militar de Sergipe, lembra que o seu esforço foi recompensado. “Eu estudei e assisti a todas as aulas gravadas do conteúdo programático de três a seis vezes, mas não imaginava ficar em primeiro. Assistia as aulas gravadas do Cursos Educar, que eram por videoconferência, em tempo real pela internet, e também via as que são gravadas e disponíveis no ambiente virtual. Não precisei sair de casa e a minha dedicação agora me mostra que valeu a pena!”.

Sendo assim, em um mundo tão corrido e que o mercado de trabalho pede cada vez mais reciclagem e conhecimentos dos profissionais, a EAD veio para ficar e está ganhando cada vez mais espaço não somente pelas facilidades, mas pela qualidade do ensino que vem sendo oferecido.

foto-3_instituto-educar

“Há muitas empresas que proporcionam cursos a distância ou até vendem este produto em parceria com outras instituições, mas na hora de escolher aonde estudar o aluno deve pesquisar bastante e verificar a estrutura do ensino, do material disponível, do corpo docente e do apoio prestado a ele. É uma carreira em jogo, portanto, todos os detalhes fazem muita diferença no resultado”, finaliza o diretor.

Serviço:

Instituto Educar: www.cursoseducar.com.br

Assessoria de Imprensa – Priscilla Silvestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *