Goiás: Palestra ensina o como funciona o WebLicenças

Novo sistema de emissão de licenças ambientais online está disponível ao cidadão

A Superintendência de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Secima realiza uma palestra sobre o novo sistema de emissãoz de licenças ambientais online (WebLicenças) às 14 horas da sexta-feira, dia 16 de setembro, no auditório da Secima, 11a Avenida, No 1272, setor Leste Universitário. O objetivo é apresentar as funcionalidades e benefícios do novo sistema a gestores ambientais, técnicos, consultores, estudantes e demais interessados.

Neste primeiro momento, o WebLicenças está disponível para empreendimentos de baixo impacto ambiental (confira abaixo as atividades abaixo). Com isso, todas as licenças prévias e de instalação serão obtidas pelo empreendedor via internet, sem a necessidade do solicitante se dirigir até a Secima ou ao Vapt-Vupt Ambiental para montar um processo físico.

Com a implantação do sistema online, o objetivo é reduzir o prazo de emissão das licenças, uma vez que, após o cadastro na internet e o pagamento da guia, o documento final poderá ser impresso pelo solicitante em até dois dias. Hoje, o prazo médio, da abertura do processo até a conclusão, é de 120 dias.

O WebLicenças irá contemplar cerca de 21% dos processos de licenciamento. Para se ter uma ideia, entre 2012 e 2015 foram emitidas cerca de 13.533 licenças. Desse total, 2.763 se encaixariam nos critérios previstos pelo sistema online.

Outra vantagem do WebLicenças é que ele deverá desafogar o setor de licenciamentos. Atualmente, são necessários seis servidores para a emissão de uma licença, considerando o fluxo básico de um processo: protocolo, arquivo, distribuidor, analista, emissor de licença e superintendente. Sem o processo físico, esses servidores poderão ficar livres para analisar e avaliar os processos de médio e alto impacto ambiental, garantindo assim mais agilidade também nestes casos.

Segurança

Para o secretário Vilmar Rocha, “este é o primeiro passo para agilizarmos e garantirmos mais eficiência na emissão de licenças ambientais. Ainda vamos avançar muito. Vamos aumentar o grau de informatização e diminuir a burocratização”.

Com o sistema de licenciamento ambiental online, a Secima se moderniza para garantir mais comodidade ao usuário, segurança, simplicidade e agilidade na emissão das licenças. O WebLicenças é o Governo de Goiás avançando em inovação, tecnologias e processos produtivos para garantir uma melhor prestação de serviços públicos, além de mais competitividade e desenvolvimento.

Atividades de baixo impacto ambiental

As atividades de baixo impacto ambiental aptas ao WebLicenças foram definidas pela Resolução nº 010/2014 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMAm), publicada no Diário Oficial nº 21.905, de 27 de agosto de 2014. Ao todo, 186 atividades se enquadram como “empreendimentos e atividades de baixo potencial poluidor”. No entanto, nesse primeiro momento, o WebLicenças estará disponível para 26 atividades. São elas:

1 – Lavagem de veículos

2 – Comércio e estocagem de material de construção civil em geral

3 – Oficinas mecânicas e reparos em veículos

4 – Camping

5 – Canteiro de obras em áreas urbanas e faixa de domínio – sem usina de asfalto.

6 – Clube ou hotel com piscina

7 – Hotel sem piscina

8 – Posto de resfriamento de leite

9 – Fabricação de telhas, tijolos e outros artigos de barro

10 – Serrarias

11 – Confecção de roupas e artefatos de cama, mesa, copa e banho

12 – Hospitais, sanatórios, clínicas, maternidades, casas de saúde, postos de saúde e policlínicas

13 – Laboratório de análise clínicas e radiologia

14 – Clínica, posto de coleta

15 – Laboratório de análises em geral exceto análises clínicas

16 – Hospitais e clínicas para animais

17 – Obras de urbanização (calçadão, muros, acessos etc.), exceto em APP

18 – Avicultura

19 – Armazenagem e beneficiamento de grãos

20 – Fabricação de suplementos e raçoes animais de origem vegetal

21 – Criação de animais confinados de pequeno porte, ranicultura e outros

22 – Ordenha mecânica

23 – Incubatório de ovos (Área Rural)

24 – Fabricação de produtos Farmacêuticos e Veterinários

25 – Fabricação de produtos de higiene pessoal descartáveis

26 – Comércio de madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *