Praia Grande/SP: Reanimação em bebês é ministrada em capacitação

O aparelho reanimador, Ambu, foi utilizado junto com compressões torácicas para demonstrar o salvamento. (Foto: Maitê Morelatto)

Por Antonio Carlos Sobral

Treinamento foi realizado com estudantes do último ano de Enfermagem, da FALS, e profissionais de saúde

Alunos do último ano de Enfermagem, da Faculdade do Litoral Paulista – FALS, participaram de uma capacitação sobre reanimação em Parada Cárdio Respiratória em Pediatria. O treinamento aconteceu segunda-feira (26/9), no auditório do Hospital Municipal Irmã Dulce, e teve a finalidade de reciclar novos protocolos sobre o procedimento. Além dos universitários, profissionais de saúde do Complexo Hospitalar e da rede pública estiveram presentes ao evento.

Dirigindo a capacitação, enfermeira universitária Adriana Silva de Moraes, mestrando em Saúde e Meio Ambiente e professora de Saúde da Criança, destacou a importância da abordagem sobre as atualizações para o atendimento de urgência. “De acordo com a última recomendação, o treinamento acrescentou conhecimento ao procedimento, de forma que o aprendizado foi útil para os estudantes e para os demais profissionais de saúde”, ressaltou.

Reanimação

Para o treinamento, foram expostas situações teóricas e práticas sobre reanimação, com utilização de bonecos, com emprego de compressões torácicas. O aparelho de reanimação manual, chamado Ambu, foi utilizado na demonstração de salvamento. O equipamento, composto por balão, válvula unidirecional, válvula para reservatório, máscara facial e reservatório, possui tamanho apropriado para o socorro neonatal e infantil, com máscaras igualmente adequadas.
As capacitações ocorrem durante todo o ano com diferentes temas e são resultado de uma parceria entre o setor de Educação Continuada, da Diretoria de Enfermagem do Irmã Dulce, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), e a FALs.

Fonte: PGN9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *