Distrito Federal: Distritais pedem apoio para catadores de recicláveis do DF

O deputado Joe Valle (PDT), ocupou a tribuna do plenário da Câmara Legislativa na sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (13), para cobrar uma solução para os catadores de recicláveis do DF, que segundo o próprio deputado estão morrendo à mingua.

Joe Valle alerta que, apesar de prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a priorização da contratação de organizações de catadores para a coleta e triagem dos materiais recicláveis ainda é uma realidade rara no DF. Ele diz que isso só acontece por falta de estimulo e execução de serviços de manejo dos resíduos recicláveis por meio da contratação das organizações de catadores. “Precisamos dar qualidade de vida a essas pessoas, que somam mais de quatro mil, é preciso que se faça a coleta seletiva, não há nenhuma dificuldade para que seja feita”, comentou o distrital.

Já o deputado Rodrigo Delmasso afirmou que existe um convênio de R$ 26 milhões com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de galpão de triagens de processo seletivo em Brasília, para a aquisição de equipamentos de operacionalização das unidades de triagem e aquisição de caminhões a serem utilizados nas atividades de coleta e transporte de materiais recicláveis. “O que se torna necessário é o apoio e a instrumentalização das organizações, visando o seu fortalecimento, e sua legalização para uma gestão eficiente, efetiva, democrática e transparente”, argumentou o parlamentar.

F. Montoro (estagiário) – Coordenadoria de Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *