Praia Grande/SP: Avança PG se consolida como instrumento de planejamento e realizações

O reconhecimento da população vem nas urnas. Mourão foi reeleito com quase 80% dos votos.

Lançado em novembro de 2014, o programa Avança PG chega ao último semestre da atual gestão com 98% das metas entregues, em andamento e em projeto. O plano inovador, estabelecido pela Administração Municipal para o triênio 2014-2016, distribuído em dez eixos de atuação, se consolidou como um instrumento de planejamento e realizações.
Inicialmente com 197 metas estipuladas, o programa teve acréscimo de ações e ampliou em mais de 27% as propostas, passando a contar com 251 projetos que beneficiam direta e indiretamente os mais de 300 mil moradores de Praia Grande.

No eixo Cidade Educação foram entregues e estão em construção 15 novas escolas, incluindo duas Escolas de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), a Maracanã já em funcionamento e a Guilhermina em obras; e mais sete unidades de ensino passaram por ampliação visando acomodar melhor os alunos e ampliar o atendimento, estimulando o aprendizado. Com essas ações foi possível a criação de cerca de 10 mil vagas em creche, ensino infantil, fundamental e até técnico. A tecnologia também foi aprimorada com a entrega de mais de 3.600 tablets beneficiando cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental e 1.400 professores efetivos da rede, este material ajuda na elaboração de aulas, além de inserir as crianças e jovens no mundo globalizado ampliando seu aprendizado.
As escolas de ensino fundamental contam com Kits Smart Digital compostos por lousa interativa sensível ao toque (touch screen), lousa quadriline (quadros panorâmicos de fundo branco), projetor de imagens e computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos. Além disso, foram implantadas DVDtecas em escolas de ensino fundamental e educação infantil e bebeteca nas unidades de educação infantil.

A entrega de oito novas Unidades de Saúde da Família (Usafas) é um dos destaques do eixo Cidade Saúde, que ainda inaugurou o Centro Especializado em Atendimento à Saúde da Mulher, o Centro de Nefrologia, ampliou e revitalizou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Boqueirão e entregou um novo CAPS no Mirim. O CAPS AD (Álcool e Droga) passa por obras de ampliação e revitalização e deverá atender 24 horas. Também será entregue o CAPS I (Infantil). Foram incorporadas à frota 11 novas ambulâncias e foi implantado o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, o Município é o único da Baixada Santista a participar do programa sendo referência para outras Cidades.

O eixo Cidade Feliz teve a entrega do Centro de Excelência do Judô e da pista de Esportes Radicais Mineirinho, construção da quadra poliesportiva no bairro Nova Mirim, implantação de nove Academias de Saúde, a reforma de Campos de Futebol e dos ginásios poliesportivo Falcão e Magic Paula, transformando este último em um grande complexo esportivo e de lazer. No bairro Quietude, foi implantada a Praça da Juventude, com a revitalização da pista de esportes radicais e um novo espaço para a prática de atividades físicas. O bairro também foi contemplado com o pavilhão de eventos Jair Rodrigues, que abriga festas tradicionais no Município.
Três novas unidades do Programa Conviver também foram entregues à população da melhor idade, que ainda recebeu outros dois equipamentos do tipo ampliados, e outros dois ainda estão com obras em andamento, dentro das metas do eixo Cidade Solidária. Para este público ainda foram inauguradas duas Creches do Idoso.

Obras importantes também foram entregues nesta gestão no eixo Cidade Integrada. Uma das mais impactantes foi a construção do Viaduto do Sol, na entrada da Cidade. O bairro Samambaia também recebeu uma obra de grande porte que valorizou mais o bairro e os imóveis, a revitalização do canal do Samambaia transformou o espaço público em uma área de lazer para convivência familiar e prática esportiva. Ainda foram entregues a ampliação da ponte sobre o rio Itinga, retificação e revestimento do canal Fouad Beck, pavimentação do núcleo Pirata, do conjunto habitacional Jardim Imperador, pavimentação e drenagem das ruas do Melvi, pavimentação e drenagem de diversas ruas do Esmeralda, Ribeirópolis, Vila Alice, Mirim e Solemar. Apesar de fazer parte do eixo Cidade Progresso, a reurbanização da orla da praia é outra obra em destaque, abrangendo os bairros do Canto do Forte ao Mirim.

No eixo Cidade Segura, o efetivo da Guarda Civil Municipal foi ampliado em mais 100 homens e mulheres, e o Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) realiza trabalho preventivo nos bairros. Além disso, estão em operação carros elétricos para patrulhamentos dos GCMs e Polícia Militar. A Central de Vídeomonitoramento passou por revitalização e se tornou o Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe), a sede da GCM também passou por reforma e passou a contar com estande de tiros.

Avança PG

No anseio contínuo de alavancar o desenvolvimento de Praia Grande, a Administração Municipal realizou durante o ano de 2013 uma série de estudos e pesquisas, identificando as demandas e os fatores relevantes para impulsionar ainda mais o crescimento da Cidade. Assim, foi elaborado o Avança PG, um programa que reúne ações para diversos setores (eixos) de atuação da municipalidade.

Fonte: PGN9
Por Antonio Carlos Sobral
Foto: Marcelo Guedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *