São Paulo: Jornalista de Praia Grande apresenta projeto em evento da Unesco

Jornalista de Praia Grande Aline Gomes.

Global MIL Week 2016 acontece na USP, em novembro

A jornalista Aline Gomes foi selecionada para apresentar seu projeto “Aprendiz Alerta” na Unesco Global MIL Week 2016, que neste ano será realizado no Brasil, de 3 a 5 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma ocasião acontece o 7º Encontro Brasileiro de Educomunicação (Educom), onde a jornalista também já confirmou presença.

Aline vai explanar a respeito do projeto desenvolvido com cerca de 40 alunos com idade de 15 a 17 anos, inscritos no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (Camp – PG). “O projeto Aprendiz Alerta é voltado a jovens em fase de formação, antes de entrar no mercado de trabalho, e visa incentivar o protagonismo juvenil, o empoderamento e participação social através de oficinas onde todos são responsáveis pela criação de um jornal, com pautas de interesse comum. O principal foco do projeto são os jovens em vulnerabilidade social”, explica Aline.

Cerca de 150 jovens já passaram pelo projeto, desde sua criação, em 2015. Para Orlando Silva, de 17 anos, participante da última edição, aprender a trabalhar em equipe foi um dos grandes benefícios adquirido com a experiência. “Eu aprendi a fazer parte de um grupo. A dividir experiências e a conviver melhor com as pessoas. Isso vai me ajudar muito na vida pessoal e profissional”, disse.

A oportunidade de se expressar, de ter voz diante da sociedade, também é um grande atrativo para a juventude. “Não temos muitas formas de expressar o que pensamos e o que queremos. Com o projeto, nós vimos que é possível levar nossas ideias adiante, com a fotografia e a escrita”, comentou Caike Souza, 15 anos.

A instituição que recebe o projeto, também já sente melhorias no desenvolvimento dos alunos. O presidente do Camp-PG, Levino Alves Nogueira, conta o que tem notado no dia-a-dia dos alunos. “Percebo adolescentes muito mais comunicativos, interagindo mais entre si e mais conscientes do seu papel na sociedade. Tem um caso específico que me marca muito: uma de nossas meninas, praticamente não falava antes do projeto, a comunicação era bem difícil e hoje ela está mais desenvolva, mais dinâmica, o que com certeza vai beneficiá-la tanto em suas relações pessoais quanto profissionais”, pontuou.

Além de duas edições do jornal e uma exposição fotográfica, fruto do trabalho destes adolescentes, o projeto Aprendiz Alerta também já rendeu um artigo científico, que será apresentado no congresso internacional. Formada em jornalismo, Aline é especialista em Comunicação Estratégica e pesquisadora na área de Educomunicação e Protagonismo Juvenil.

Por Antonio Carlos Sobral
(Foto: Lorena Flosi)
FONTE: PGN9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *