Praia Grande/SP: Anúncio de Sangue Bom altera composição da Câmara

Edu Sangue Bom será secretário de Esportes; Kastu Yonamine, primeiro suplente da coligação, deve ficar com a vaga

Com o anúncio do vereador reeleito, Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PMDB), para compor o futuro secretariado do prefeito Alberto Mourão como titular da Secretaria de Esportes, a composição do Legislativo de Praia Grande 2017-2020 terá nova alteração.

A ida do parlamentar para o Executivo abre vaga para o primeiro suplente da coligação PSDB/PMDB/PRB/PV/PROS/DEM/PMN/SD, Katsu Yonamine (PSDB). O grupo que havia somado 11 cadeiras, ficou com dez, desde o reprocessamento dos votos realizado pela Justiça Eleitoral, no último dia 2 de dezembro.

Para Sangue Bom, trata-se de uma oportunidade de realizar um trabalho que já fomenta no Município. “Estou muito feliz por chegar até aqui. Sempre lutei pelo esporte, porque acredito na capacidade que tem de mudar vidas e transformar pessoas. Quero fomentar o esporte, buscar investimentos para essa área, promover competições em nossa Praia Grande, ajudar a revelar novos atletas e permitir que nossos talentos ganhem o mundo”.

Vale ressaltar que, de acordo com o Regimento Interno, o parlamentar deverá comparecer às cerimônias de diplomação, no próximo dia 19, e posse, no dia 1° de janeiro de 2017, e só se licenciará posteriormente a estes eventos. Já a posse do suplente será realizada na primeira sessão ordinária de 2017, que deve ocorrer no mês de fevereiro.

Vereadores secretários

Edu Sangue Bom foi o primeiro secretário a ser anunciado para o quinto mandato do prefeito Alberto Mourão. Porém, a prática não é inédita. No atual mandato (2013-2016), dois vereadores compuseram secretariado: Katsu Yonime, que foi titular da Secretaria de Serviços Urbanos; e Hugulino Alves Ribeiro, o Hugo Ribeiro (PMDB), que atuou como secretário de Esportes.

Entre os eleitos para a nova Legislatura, Eduardo Xavier (PMDB), fez o caminho inverso. Arquiteto responsável pela remodelação da Avenida Presidente Kennedy, já atuou como secretário de Trânsito e também de Meio Ambiente. Também veio do Executivo e está reeleito para o segundo mandato como vereador, o atual presidente da Câmara, vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PMDB), que já foi secretário-executivo de Educação e chegou a ser anunciado como titular da Secretaria de Administração, no final de 2012, porém o parlamentar preferiu seguir no Legislativo.

Outros suplentes – Caso outros vereadores sejam convidados para compor secretariado no Executivo, a linha de sucessão de suplentes da coligação PSDB/PMDB/PRB/PV/PROS/DEM/PMN/SD segue com: Vera Benício (PSDB), segunda suplente; Doutor Serrano (Pros), terceiro suplente; Rezende (PSDB), quarto suplente; Chiquinho do Caiçara (PMDB), quinto suplente; e Doutor Benedito (PMDB), sexto suplente.

Edu Sangue Bom – Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom, tem 44 anos, é casado, tem dois filhos e é graduado em Educação Física. Atualmente cursa o terceiro ano de Direito. Está concluindo seu primeiro mandato de vereador, iniciado em 2013. Ganhou o apelido desde que começou a realizar, por volta do final da década de 90, festivais esportivos (inicialmente surf, depois corridas, caminhadas e biatlos) nos quais a inscrição dos atletas ficava condicionada à doação de sangue para qualquer banco na região e fora.

Por Antônio Carlos Sobral
Fonte: PGN9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *