Brasília: Terceiro dia da Campus Party tem palestras sobre educação e empreendedorismo

No palco Empreendedorismo e Startup Makers, o brasiliense André Macedo compartilhou a experiência de uma empresa de software que funciona como um fluxo de caixa básico, atualmente usado em mais de cem países. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Brasilienses contaram para o público sua experiência com a criação de startups. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no evento na tarde desta sexta-feira (16)

Entre palestras, workshops e oficinas na Arena — área fechada — e na Open Campus — área gratuita —, o terceiro dia da Campus Party Brasília ofereceu, entre tantas coisas, oportunidades para interessados conhecerem casos de sucesso de startups da cidade.

No palco Empreendedorismo e Startup Makers, o brasiliense André Macedo compartilhou a experiência de uma empresa de software que funciona como um fluxo de caixa básico, atualmente usado em mais de cem países.

“Comecei a ver que aqui no Brasil a maioria das empresas não faz controle financeiro”, contou ele. De acordo com Macedo, no segundo ano já havia alcançado meio milhão de clientes.

A ferramenta foi vendida para uma gigante do Vale do Silício. “Dá para sonhar grande, dá para fazer algo que muda a vida das pessoas”, destacou ele aos campuseiros e visitantes que acompanhavam a palestra.

Já Felipe Neuwald, que mora em Brasília há cerca de 15 anos, levou a experiência à frente de um negócio que conecta produtores de alimentos e consumidores na Califórnia, nos Estados Unidos.

Ele destacou a troca de experiências como “o maior bem que o evento pode trazer para as pessoas para desenvolver os ecossistemas de startups e de empreendedorismo e tecnologia na cidade”.

Educação: caminho para a criação de uma nova economia

O governador Rodrigo Rollemberg prestigiou o evento na tarde de hoje. Ele conversou com campuseiros no espaço Arena e ainda foi chamado para fazer uma participação em uma palestra voltada para estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Brasília tem um grande potencial com um número alto de doutores por habitantes. Temos que aproveitar esse nível de informação e conhecimento para criar uma nova economia”, pronunciou-se o chefe do executivo local durante a visita.

No palco principal, na Arena da Campus Party, o tema em debate era O papel dos pais no futuro da educação, com Evandro Peixoto e Michael Moraes, pais de Manoela Meroti e Matheus Barbosa, respectivamente — ambos com 9 anos.

Manuela começou a empreender aos 6 anos, tem canal no YouTube e foi palestrante da edição comemorativa da Campus Party Brasil neste ano. Já Matheus tem conhecimentos de programação e já promoveu oficinas.

Ao falar da vida de Matheus — que, desde os 7 anos ensina programação para crianças carentes ao lado do pai —, Michael Moraes frisou: “Independentemente do tamanho da família, o importante é conhecer o filho, sondar e entender o que a criança gosta. Se ela quer continuar fazendo é porque ela está gostando”.

Na plateia, o militar Márcio Ronner Monteiro, de 43 anos, e o filho Eric Caferate Matias, de 9 anos, assistiam atentos.

“Achei muito legal porque eles falam sobre a educação deles, o que eles fazem na escola, o que fazem para se divertir”, destacou o garoto, que estuda no 4º ano.

O pai contou que eles moram em Brasília e acamparam no evento na última noite. “Está sendo bastante interessante a experiência”. Eles aguardavam o restante da família que viria mais tarde para passear pela Open Campus.

Campus Party segue até domingo com mais de 44 mil participantes

Até o domingo (18), a Campus Party Brasília terá apresentado ao público de mais de 44 mil participantes mais de 250 horas de conteúdo voltado para ciência, tecnologia e inovação em uma maratona que começou na quarta-feira (14).

Tanto conteúdo se divide entre palestras, oficinas, fóruns e exposição de projetose de startups. Além disso, tem diversos tipos de simuladores, a etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Drones e partidas de hóquei entre robôs.

AGÊNCIA BRASÍLIA
SAMIRA PÁDUA E VINICIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *