Caiado buscará apoio do Ministério da Cultura para segundo centenário das Cavalhadas de Pirenópolis

Em visita nesta segunda-feira (05/06) a Pirenópolis para participar da 199ª edição da festa do Divino Espírito Santo, o senador Ronaldo Caiado (Democratas) afirmou que irá buscar o apoio do Ministério da Cultura para que o segundo centenário das Cavalhadas, que será comemorado no ano que vem, tenha uma edição histórica.

Segundo o democrata, esta é uma manifestação cultural importante do nosso Estado que precisa ser mais valorizada. “A Lei Rouanet por tantos anos atendeu eventos com viés ideológicos, agora chegou a hora de se voltar para esta que é uma das maiores manifestações da cultura não só de Goiás, mas do Brasil. Como senador por Goiás vou me empenhar ao máximo para que a festa receba a devida atenção do governo federal”, garantiu.

Recepcionado com entusiasmo pelos pirenopolinos, Ronaldo Caiado agradeceu. “Fico muito grato por todo o carinho que recebi dos moradores de Pirenópolis ao participar da Festa do Divino. Ano que vem as Cavalhadas completam 200 anos de história e falei com o prefeito João do Léo e seus secretários para darmos início à busca de apoio do Ministério da Cultura para realizar um evento histórico”, ressaltou.

O senador chegou a Pirenópolis por volta de 12 horas e se encontrou com o prefeito João do Léo (Democratas) e os reis Inácio de Pina (mouro) e Adail (cristão). Em seguida, foi recepcionado por vários soldados mouros e cristãos. Montado no cavalo Bainho, Ronaldo Caiado percorreu a rua principal de Pirenópolis até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Por volta de 14 horas o senador foi ao Cavalhódromo cumprimentar os cavaleiros que participam do penúltimo dia da encenação das batalhas entre mouros e cristão. O prefeito João do Léo, que o acompanhou, festejou a participação do senador no evento.

“Toda a população fica muito feliz com esta visita, neste que é o momento mais significativo para a nossa cidade. Aproveitamos para falar também de nossas demandas na zona rural, especialmente nas áreas da educação e segurança pública”, contou.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Triers, também comemorou. “Isso demonstra o quanto o senador valoriza nossa cultura e essa festa que é um patrimônio. É importante que ele nos ajude a não deixar a festa morrer. Ano que vem serão 200 anos de festa e queremos muito ter o apoio dele para fazermos uma linda edição”, disse.

A mesma opinião tem o secretário de Cultura, Gedson Oliveira. “É uma honra e um prestígio tê-lo hoje conosco. Com a ajuda do senador em relação à Leo Rouanet, faremos uma festa histórica no ano que vem”, afirmou.

Matéria e foto: Assessoria Senador Ronaldo Caiado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *