O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, passou o dia na cidade de Goiás, conferindo de perto as atividades realizadas pela Secima dentro do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) 2017. Vilmar também aproveitou para realizar várias reuniões e apresentar os projetos da pasta, como o Goiás Solar.
O primeiro encontro foi com a prefeita Selma Bastos, secretários municipais e assessores da Secima no Mercado Municipal de Goiás, onde tomaram café da manhã. Em seguida, Vilmar Rocha participou de entrevistas em emissoras de rádio e tv.
No Quartel do XX, onde está instalado o Espaço Secima, o secretário encontrou com alunos de várias escolas públicas de outras cidades. Eles vieram ao FICA apresentar os vídeos produzidos com foco ambiental que aprenderam durante a oficina de cinema e vídeo ambiental da Secima.
No final da manhã, uma reunião na prefeitura contou com a participação de representantes do executivo municipal, gestores da Secima e membros de entidades e grupos de professores universitários da cidade de Goiás para falar sobre o Parque Estadual Serra Dourada e o Comitê da Bacia do Rio Vermelho.
A comitiva pediu ao secretário Vilmar Rocha a revisão estrutural do grupo de trabalho do Parque Serra Dourada. O secretário se comprometeu em estudar o assunto e marcou nova reunião para o mês de agosto, quando os participantes vão levar uma proposta para a nova composição, além de diretrizes para a criação definitiva do parque.
Sobre o Comitê da Bacia do Rio Vermelho, a pauta girou em torno da recomposição dos membros do comitê e a criação de outros dois: do Alto Araguaia e Médio Araguaia. “Sugiro a criação de um único comitê para toda bacia do Vale do Araguaia. Isso facilitará a elaboração de um plano para a bacia, com apresentação das demandas”, explicou Rocha.
A tarde foi a vez de falar sobre o Programa Goiás Solar. A Secima convidou a empresa Sustenergyn Energia Solar, que levou até a cidade de Goiás uma usina móvel de energia solar fotovoltaica em um trailer escolar demonstrando tecnicamente como a luz do sol se converte em energia. “O próprio consumidor pode produzir energia solar. Esse é o grande diferencial. Basta aproveitar a luz do sol”, conclui Vilmar Rocha.
A Superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura da Secima, Danúsia Arantes, apresentou o programa para comunidade e falou das ações para incentivar a adesão ao uso da energia solar como a isenção de ICMS para micro e mini geração, a simplificação do licenciamento ambiental para empreendimentos de energia solar fotovoltaica; linhas de crédito exclusivas da Goiás Fomento para financiamentos e outros benefícios.
O dia em Goiás terminou com uma visita ao bispo diocesano da cidade, Dom Eugênio Rixen.