Distrito Federal: Parque Ezechias Heringer: desobstrução de área pública é retomada

Parque Ezechias Heringer: desobstrução de área pública é retomada

Operação nesta segunda-feira (24) tem como foco principal empresas instaladas no Setor de Oficinas Sul, nas adjacências da área de preservação permanente

GABRIELA MOLL, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) reiniciou na manhã desta segunda-feira (24) a retomada de área pública do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará.

A maior parte das edificações que serão foco da operação é formada por empresas que funcionavam no local, na região do Setor de Oficinas Sul.

A desocupação, iniciada em 9 de janeiro deste ano, visa à proteção ambiental da reserva e se estenderá pelo tempo que for necessário

A desocupação, iniciada em 9 de janeiro deste ano, visa à proteção ambiental da reserva e se estenderá pelo tempo que for necessário. Espécies endêmicas da fauna (que só ocorrem naqueles lugares), como o peixe pirá-brasília, e da flora, como as micro-orquídeas, estão sendo ameaçadas pela invasão do espaço.

Em 3 de julho, foram desocupadas 11 casas e desobstruídos 5.296.009,24 metros quadrados, de um total de 5.473.283 m². Após essa ação, a retirada das construções irregulares do local foi suspensa para que governo e ocupantes negociassem. Antes disso, os moradores haviam recusado qualquer benefício oferecido pelo governo.

Foram oferecidos, entre outros, aluguel social — 51 das 66 famílias presentes no local têm esse direito; e inserção em programa habitacional com atendimento garantido em até 180 dias.

O Edital nº 113, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 20 de julho, solicita a 58 núcleos familiares a entrega de documentos para o órgão em até 45 dias.

A norma estabelece ainda que outras seis famílias, que já estavam inscritas no cadastro geral da companhia, migrem para a fila de vulnerabilidade.

Aguarde mais informações e a galeria de fotos.

EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *