Goiás: Homenagem a defensores de animais marca a abertura da 1ª Semana de Proteção Animal em Goiânia

  Por Luciana Romano

A 1ª Semana de Proteção Animal realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA), na Câmara Municipal de Goiânia, foi aberta na noite desta segunda-feira (21) em Sessão Especial proposta pela vereadora Priscilla Tejota (PSD) que homenageou Ongs de Proteção Animal e Protetores Independentes.

É um marco histórico na cidade e abre o debate de conscientização e apelo da sociedade a uma matéria que exige atenção especial desta Casa de LeisEm Goiânia, não é difícil nos depararmos com situações evidentes de maus tratos contra animais. Hoje estamos diante de pessoaque, ao longo dos últimos anos, demonstraram seu caráter e bondade aos animais em nossa sociedade. Pessoas que dedicaram tempo de suas vidas para construir uma sociedade melhor e por isso merecem a justa homenagem da Câmara Municipal de Goiânia”, destacou Priscilla.

Na ocasião, a vereadora Cristina Lopes (PSDB),membro da FDPPA, parabenizou os homenageados e chamou a atenção para o importante trabalho realizado pelos protetores que atuam para “preservar a saúde pública, combatendo os maus tratos e promovendo o bem-estar de toda a comunidade”.

Representando todos os homenageados da noite, Lessandra Maione, da Associação Protetora e Amiga dos Animais (ASPAAN) ressaltou a importância das políticas públicas de enfrentamento e construção de uma sociedade que respeita o meio ambiente. “Não queremos um lugar onde as pessoas abandonam animais doentes, idosos. Queremos uma educação que prepare os futuros adotantes de animais, queremos leis ou que se cumpram as que já existem. Enfim, queremos participar de uma Goiânia que respeita os animais”, concluiu.

Ao final da Sessão, a vereadora Priscilla Tejota revelou que foi autorizado pelo Senador Wilder Morais (PP) R$ 300 mil reais em emendas parlamentares para a aquisição do castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Fábio Zander (PEN) e mesa foi composta pelo presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gilberto Martins Marques Neto, representando o prefeito Iris Rezende (PMDB); pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Sebastião Tejota; pela advogada e  Presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa animal da OAB/GO, Pauliane Mascarenhas; pela representante da Associação Protetora e Amiga dos Animais (ASPAAN), Lessandra Maione, entre outros. Participaram da Sessão Especial, os vereadores: Cristina Lopes (PSDB), Sabrina Garcêz (PMB), Cabo Senna (PRP) e Carlin Café (PPS).

Programação

 

Nos dias 22 e 23 de agosto, crianças de escolas municipais vão participar no auditório Jaime Câmara de palestras lúdicas que abordam a guarda responsável e o animal comunitário, aquele animal que, apesar de não ter tutor definido e único, é adotado por grupos específicos de pessoas, que têm a responsabilidade de cuidar de um ou mais animais, sem necessariamente levá-los para casa. Essas pessoas precisam oferecer todas as condições para que os animais tenham uma vida saudável, sendo que os animais são castrados, vacinados e microchipados. Ou seja, o animal estabelece com a população do local onde vive vínculos de dependência e manutenção.

 

A meninada ainda vai interagir em um “quiz” de perguntas e respostas sobre os temas abordados nas palestras. 

Mesa Redonda

No dia 23 de agosto, a partir das 15h, os vereadores vão se reunir com representantes das ONG’s, com protetores independentes e entidades de classe ligadas à causa animal para, juntos traçarem uma agenda positiva com ações que possam trazer resultados efetivos. Foram convidados representantes do Ministério Público Estadual, Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMMA), Agência Municipal do Meio Ambientes (AMMA), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade Objetivo, Universidade Paulista (UNIP), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Secretária Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, vai haver uma descentralização do conhecimento sobre os animais e suas necessidades básicas, bem como os cuidados para com eles. Nesse sentido, a intenção é criar um instrumento que contribua para a diminuição dos mitos relacionados à proteção animal, criar espaços de reflexão e atuar na formação de agentes multiplicadores capazes de alterar a relação dos seres humanos com o meio onde vivem e seus animais.

Arrecadação de ração

Durante a Semana de Proteção Animal, a Câmara Municipal vai se tornar um grande ponto de arrecadação de ração. Todo o material arrecadado será distribuído entre as ONG’s e protetores independentes cadastrados no site da FPDDA (www.fpdda.com). Alguns protetores precisam de até 500 quilos de ração por mês para conseguir alimentar os animais que estão sob a suaresponsabilidade, além de medicamentos e material de higiene. “Hoje, em Goiânia, existem muitas entidades e protetores independentes que cuidam dos animais com seriedade e prudência”, ressalta Priscilla.

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Animais

Participam da frente parlamentar os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Cabo Senna (PRP), Carlin Café (PPS), Cristina Lopes (PSDB), Elias Vaz (PSB), Jorge Kajuru (PRP), Paulo Magalhaes (PSD), Priscilla Tejota (PSD), Sabrina Garcêz (PMB), Tatiana Lemos (PCdoB), Tiãozinho Porto (Pros), Welington Peixoto (PMDB) e Zander Fábio (PEN).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *