São Paulo: Uso do Whatsapp pela Justiça é revolucionário

Justiça do Trabalho de São Paulo regulamenta o uso da ferramenta

A noticia de que a Justiça do Trabalho de São Paulo está regulamentando o uso do aplicativo de texto para conciliação é extremamente positiva. A experiência que já foi posta em prática por alguns juízes, segundo reportagem da Globo News, não só é inovadora, como pode representar a diminuição do tempo de espera para as audiências de conciliação e, por consequência, por uma solução à lide mais rapidamente.

A princípio, a iniciativa está restrita às causas trabalhistas, onde a prática da audiência de conciliação precedendo às demais etapas do processo já é corriqueiro. Mas bem que poderia ser estendida também às ações cíveis, sobretudo as de pequeno valor, agora que o novo CPC estabelece como norma a realização de audiências de conciliação previas.

Esperar meses para a audiência de conciliação, na qual já se sabe, nada será resolvido também é uma perda de tempo. Assim, o grupo de conciliação no Watsapp poupa tempo e recursos financeiros.

A introdução do uso de novas tecnologias no judiciário, tão apegado aos formalismos, é uma notícia extremamente alvissareira. Como tudo o mais que possa acelerar o andamento dos processos judiciais.

Num mundo onde as coisas acontecem em frações de segundos e as mudanças são diárias, não faz mais sentido que processos judiciais durem anos, às vezes década, para serem finalizados. Por isso, sejam bem vindas as novas tecnologias. Bem vindo o watsapp a serviço da justiça!

FONTE: JUSBRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *