Tempo médio de abertura de empresas em Goiás cai para 8 horas

Abrir uma empresa em Goiás está 22 vezes mais rápido. Seis meses após a implantação do Portal do Empreendedor Goiano, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) reduziu o tempo médio de conclusão dos processos de abertura de novas empresas, baixa ou alteração dos dados cadastrais de cerca de uma semana para menos de 8 horas.

O tempo médio de tramitação em 2016 era de 7,5 dias. No último mês de Agosto, quando a Junta Comercial autenticou 7.623 processos, o prazo caiu para 7h52 minutos em média. “Estamos trabalhando para reduzir ainda mais este tempo, com objetivo de levar ao usuário um serviço cada vez melhor”, avalia o presidente da Junta Comercial, Rafael Lousa.

A queda vem sendo linear.  Em Julho deste ano, quando 7.617 processos foram concluídos pela Junta Comercial, o tempo médio foi de 36 horas (cerca de 1,5 dia). “O resultado de agosto é fruto da nossa inovação e do planejamento estratégico que traçamos. Ainda queremos ir além”, estima Lousa.

O número de processos concluídos em menos de 1 hora evoluiu de 4,7% do total recebido em julho para 54,7% em agosto. Mais da metade dos processos recebidos em agosto pela Junta Comercial foi analisado em menos de 60 minutos. Em julho, a mesma quantidade (cerca de 3,6 mil processos) foi analisada em 1 dia.

Portal
Implantado em março deste ano, o Portal do Empreendedor Goiano garantiu desburocratização e redução no tempo de tramitação de processos no Estado. Foram três etapas, com a integração de diversos serviços públicos necessários para a atividade mercantil, como o da Receita Federal.

Com a conclusão da última fase, em 20 de junho, o Portal passou a operar com toda a sua capacidade, contribuindo para a redução do tempo de tramitação de processos na Junta Comercial.

O diretor de Atendimento, Integração e Redesim, Leonardo Santiago, afirma que a ampliação dos serviços ofertados pelo portal serão responsáveis por resultados mais satisfatórios até o fim deste ano.

Quadro
Veja o desempenho da análise de processo na Juceg entre agosto e julho

Tempo Total        Julho (7.617 processos autenticados)   Agosto (7.623 processos autenticados)
Até 30 min.                        2,4%                                                                34,6%
30 a 60 min.                       4,7%                                                                 54,7%
1 a 4 horas                        20,55%                                                              77%
4 a 12 horas                      28,6%                                                                79,9%
12 a 24 horas                    52,3%                                                                 93%

Mais informações: (62) 3252-9275

Comunicação da Juceg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *