Em Novo Gama: Secretária Municipal de Saúde, Wisliane Maximiano vai à Câmara de Vereadores prestar contas de sua gestão

Foto: Mário Prata – Câmara Municipal de Novo Gama

Atendendo ao requerimento dos vereadores, a um convite do legislativo municipal, que aconteceu nesta última terça-feira (3), compareceu a senhora secretária de saúde, Wisliane Maximiano, para prestar contas da sua atuação na pasta, desde janeiro deste ano.

As perguntas bem extensas duraram cerca de 5h, respondendo pausadamente a cada vereador, sejam eles, oposição e situação.

Foto Arquivo: Wisliane Máximiano

O motivo do convite seria com relação a nova composição do conselho de saúde, segundo o ofício encaminhado pela câmara municipal, mas se alongou em outras perguntas e respostas.

O vereador Medeiros questionou pelo fechamento da farmácia popular do Lago Azul e por que no mês de setembro o dono do imóvel ainda recebeu o aluguel, se a farmácia popular estava fechada.

A secretária Wisliane respondeu que: o programa da farmácia popular foram extintas e fechadas no Brasil, pelo governo federal. Depois de fechada, a loja passou por balanço, tinha muita mobília, foi por isso que, depois de fechada, ainda pagou para o proprietário do imóvel o mês de setembro.

O vereador Pelé questionou pela reforma de uma de uma unidade de saúde no valor de R$148.000,00.

Wisliane respondeu que: A reforma já tinha sido licitada pela gestão anterior e como tinha que pagar, a secretaria municipal de saúde só fez o pagamento que era devido.

Houve até reclamação do atendimento do SAMU, ligaram na central que é em Luziânia e não chegou. A secretária respondeu que não teve conhecimento, sendo que a central do SAMU é em outro município. “Se houve falhar no SAMU, quem foi à atendente do dia? Sem essa informação não tem como a secretaria municipal de saúde se manifestar ou agir.” Disse Wisliane.

O vereador Claúdio do Big Lar perguntou sobre as ações de combate a Dengue. A secretária respondeu que: as ações são continuas. Parcerias estão sendo feitas com o governo federal, umas delas é “Cidade Limpa.” Vê matéria: Novo Gama: Governo municipal – programa Cidade Limpa 19/09/2017 Como parte das ações do programa “Cidades Limpas” do Distrito Federal, por meio da Secretaria das Cidades, aconteceu na manhã desta terça-feira (19) […] https://jornalbnews.com.br/2017/09/novo-gama-governo-municipal-programa-cidade-limpa/ e NOVO GAMA: GOVERNO MUNICIPAL – TRABALHO DIÁRIO DO SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA 12/09/2017 Secretaria de Infraestrutura Urbana A limpeza urbana não está apenas associada à varrição de ruas, mas também a toda a manutenção da limpeza […] https://jornalbnews.com.br/2017/09/novo-gama-governo-municipal-trabalho-diario-do-servico-de-limpeza-urbana/

 

O vereador Cristovam Machado questionou sobre a eleição do conselho. Perguntou também porque o Fagner era presidente do conselho de saúde. Wisliane disse que: a única participação da secretaria municipal de saúde de Novo Gama foi na divulgação do edital de convocação da eleição, nada mais. A nova composição do conselho de saúde foi conduzida pelo MP – Ministério Público, OAB – Ordens dos advogados do Brasil e do Conselho Estadual de Saúde de Goiás. Já o Fagner, ele não foi presidente do conselho de saúde nesta nova composição. Ele é simplesmente presidente da instituição, não tem vinculo nenhum com o conselho de saúde. Vê matéria: Entorno: Conselho Municipal de Saúde de Novo Gama, retorna as suas atividades 26/08/2017 Foto: Elson de Santana (novo presidente do CMS) e Wisliane Maximiano (vice-presidente e atual secretária municipal de saúde de Novo Gama) Depois da interdição […] https://jornalbnews.com.br/2017/08/entorno-conselho-municipal-de-saude-de-novo-gama-retorna-as-suas-atividades/ e Novo Gama: Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse na manhã de hoje 27/09/2017 Na manhã de hoje, quarta-feira (27), foi realizado na Câmara de Vereadores de Novo Gama a posse dos novos conselheiros de saúde. A Secretaria […] https://jornalbnews.com.br/2017/09/novo-gama-novos-membros-do-conselho-municipal-de-saude-tomam-posse-na-manha-de-hoje/ e Novo Gama: Conselho Municipal de Saúde tem novo presidente 28/09/2017 Na tarde desta quarta-feira (27), às 14h foi realizada a primeira reunião extraordinária do CMS – Conselho Municipal de Saúde no município de […] https://jornalbnews.com.br/2017/09/novo-gama-conselho-municipal-de-saude-tem-novo-presidente/

Entre todos os questionamentos, foram reconhecido qualidades da atual secretária, segundo o vereador pastor Cícero: “foi à única, entre todos os secretários municipais, que veio.”

A responsável da pasta da saúde no município respondeu à todos os questionamentos e se colocou a disposição dos vereadores. E ainda trouxe novidades: “novos credenciamentos estão sendo feitos, junto ao governo federal. E mais, seis unidades de saúde serão contempladas para áreas descobertas em nosso município. Estudos estão sendo feitos e outros benefícios virão.” Disse a Wisliane.

Texto e Fotos: Beneilton Souza

Jornal BNEWS: Jornalista Beneilton Souza – 0065295/DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *