Gestão de processos: novo departamento tem foco na melhoria dos serviços

 Por Brenno Marques

O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) conta agora com a área de Gestão de Processos. Trata-se de um novo departamento administrativo com objetivo de desenhar os fluxos e os processos das unidades que são geridas pelo Instituto. Quando se trata de gestão hospitalar, a eficiência e a eliminação de entraves ao andamento dos processos são fatores decisivos para o bom atendimento ao cidadão.

Os processos são o meio existente entre uma demanda/necessidade e o produto/serviço ofertado. É por meio de um processo que os valores são agregados, as ações são desenvolvidas e os métodos, definidos. A partir do mapeamento de processos, é possível definir e ou revisar funções e responsabilidades; definir quais atividades necessitam de registros; eliminar ações desnecessárias e repetitivas e incluir ações efetivamente úteis e necessárias, otimizando o tempo e os recursos.

A nova área de Gestão de Processos vai impactar poositivamente na compra de materiais, cadeia de suprimentos, contratação de pessoas e serviços, procedimentos operacionais e na gestão administrativo-financeira do Instituto. A novidade vai possibilitar que se faça mais, mais rápido e com custo menor. Quem ganha é o paciente.

O IBGH é responsável por quatro unidades de saúde e está comprometido com os princípios básicos e critérios legais do Sistema Único de Saúde (SUS), valorizando o atendimento universal, integral e 

Link: http://www.ibgh.org.br/ibgh/blog/gestao-de-processos/

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