Goiás: Reitor e superintendente elogiam empenho de Caiado na construção do novo HC

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando do Amaral, e o superintendente do Hospital das Clínicas (HC), José Garcia Neto, agradeceram nesta segunda-feira (02/10) o empenho do senador Ronaldo Caiado (Democratas) para a construção do novo edifício do HC, tido como um marco para a história da saúde em Goiás. O agradecimento foi durante café da manhã com toda a bancada goiana, que tem viabilizado recursos para o empreendimento.

O hospital universitário deve ser o maior do País de uma universidade federal e poderá suprir uma carência histórica na oferta de novos leitos para internações clínicas e cirúrgicas de pacientes do SUS. Segundo o reitor, Ronaldo Caiado é um parceiro fiel da instituição.

“O objetivo deste encontro hoje é mostrar aos parlamentares a execução desta obra, que vem sempre construída há muitos anos com recursos da bancada. Queria agradecer em particular o senador Ronaldo Caiado, que é um parceiro constante da universidade que destina emendas individuais e também de bancada”, testemunhou Orlando do Amaral.

O superintendente do HC também fez questão de destacar o papel do democrata nesta iniciativa. “O senador sempre ajudou o HC. Há mais de 10 anos ele vem fornecendo suas emendas como deputado e agora como senador, permitindo a construção deste que será o maior hospital universitário do Brasil. Temos de reconhecer sua ação como parlamentar e também como goiano que tem trabalhado pelo desenvolvimento do Estado e da saúde pública”, disse.

Atuação da bancada

Ao todo serão 20 pavimentos com 45 mil metros quadrados e 600 leitos de internação. A perspectiva é de que no próximo ano 300 leitos já estejam liberados e possam ajudar a diminuir  a fila pelas cirurgias eletivas em Goiás. Serão oferecidos serviços de média e alta complexidade no âmbito de atendimentos terciários e quaternários, incluindo transplante de órgãos, atendimento oncológico e ortopédico, entre outros.

Ronaldo Caiado lembrou que tudo isso só foi possível com a união suprapartidária dos parlamentares goianos. “Quando me viram no Congresso lutar duramente contra a tese de que se pode tirar dinheiro de bancada para financiar campanha eleitoral, é porque não podemos comprometer ações como a que assistimos hoje em Goiânia. Esse hospital, que será referência no País, contou com empenho de vários anos e de um gesto suprapartidário de todos os parlamentares. Desde meus mandatos na Câmara e agora como senador, sempre fiz questão de destinar emendas para essa obra tão importante”, lembrou o senador.

Vistoria

Acompanhado do secretário de educação superior do Ministério da Educação, Paulo Barone; do atual reitor; do superintendente; do futuro reitor Edward Madureira; e do deputado federal Pedro Chaves (PMDB), o senador vistoriou as obras.

“É uma união virtuosa entre os interesses da comunidade goiana, da UFG no que se refere à atenção à saúde e aos parlamentares que são sensíveis e alocam os seus esforços para a conclusão dessa iniciativa. Quando a comunidade acadêmica se aproxima dos seus representantes, ela consegue seus objetivos que são o melhor atendimento da população”, elogiou Paulo Barone.

Emendas

A área de saúde em Goiás é uma das que maior atenção recebe do senador Ronaldo Caiado,. Só o Hospital das Clínicas foi objeto de sete emendas do parlamentar nos últimos anos. As mais recentes foram para a construção do hospital e para a compra de um monitor multiparamétrico para a unidade.

Quando deputado federal ele também se preocupou em destacar emendas para a reforma e ampliação do Pronto Socorro, da obra do edifício de internações e com a construção do setor de Nutrição e do Ambulatório de Anemia Falciforme.

Matéria e foto: Assessoria Senador Ronaldo Caiado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *