Valparaíso de Goiás sedia a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

O evento abordou o tema central “Goiás na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

O município de Valparaíso de Goiás sediou neste sábado, 21/10, a III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COREPIR). O evento sob coordenação da Secretaria Cidadã, abordou o tema central “Goiás na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

A Conferência Regional englobou ainda os seguintes municípios: Cidade Ocidental, Formosa, Planaltina, Mimoso, Novo Gama, Águas Lindas, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria, Luziânia, Pirenópolis, Abadiânia, Alexânia e Cocalzinho.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento. As discussões foram desenvolvidas sob a forma de palestras, oficinas, grupos de trabalho e debates e tratou os quatro eixos temáticos: Reconhecimento dos afrodescendentes; Garantia de justiça aos afrodescendentes; Desenvolvimento dos afrodescendentes e Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes, com o objetivo de promover o respeito, a proteção e a conscientização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais da população afrodescendente, o legado e a cultura, além de fortalecer as ações e participação dos afrodescendentes.

Maria de Fátima Pires, representando a deputada licenciada e secretária Cidadã Leda Borges, destacou que a Conferência de Igualdade Racial visa as melhores política públicas para extirpar o racimo, preconceito, intolerância e todas as formas de preconceito e intolerância. “Eu tenho a honra de representar a secretária de Estado Leda Borges, essa responsabilidade aumenta muito quando sabemos do carinho que ela tem pela cidade de Valparaíso de Goiás e por todos os municípios do entorno de Brasília. Esses encontros são importantíssimos para a população negra do nosso estado. Na Conferência nossa meta é buscar de fato o reconhecimento e legitimidade das comunidades negras, assim como fazer com que eles alcancem não só o reconhecimento, mas também, a legitimidade legal na representação dos anseios e direita frente ao poder público, por isso momentos como esse hoje são tão importantes nessa jornada em busca de dias melhores para os negros em Goiás e no Brasil”, completou.

Pábio Mossoró destacou a importância da construção de uma sociedade menos desigual. “O objetivo nosso é fazer com que a igualdade racial possa continuar avançando e para isso temos que promover momentos como esses. Parabenizo a comissão, em nome do presidente Silvio Morais, pela organização do evento, que inclusive possui regulamento e regimento interno, o que demonstra a força de vocês”.

O prefeito aproveitou o ensejo para anunciar que em breve será criada a diretoria de Igualdade Racial, proposta contida está contida na reforma administrativa.

O encontro se encerrou no final da tarde, com encaminhamento de propostas e eleição dos delegados da região que participarão da Conferência Estadual da Igualdade Racial, marcada para novembro, em Goiânia.

Segundo dados da Secretaria Cidadã, Goiás possui o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, com cerca de quatro mil pessoas abrigadas, em 253 mil hectares de cerrado, desta forma, a Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, Dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), juntamente com o Governo Federal, Estadual e Municipal, tem o papel de promoção e interiorização de políticas públicas, para fomentar a articulação entre essas comunidades, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (SUPIR).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás
Fotos: Kátia Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *