São Paulo: Praia Grande – Avenida Guilhermina recebe novo paisagismo

Via está recebendo mais de 130 palmeiras e ação deve seguir até início de janeiro

Em fase final de obras de reurbanização, a Avenida Guilhermina, em Praia Grande, está recebendo novo paisagismo pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) desde a última quinta-feira (23). O local conta com o plantio de novos espécimes floridos e arborização. A previsão é que a ação seja finalizada até o início de janeiro.

Além da avenida, praças localizadas na via estão recebendo a ação. São elas as Praças Lions, Ceferino Gonzales Vega, Tufi Nami e Horácio de Oliveira Netto. No total, pouco mais de 130 palmeiras, entre os espécimes Washingtonia Robusta e Imperial, estão sendo instaladas no trecho, além de arbustos e plantas rasteiras, como a Rabo de Raposa (Cabomba furcata), e flores como Azaléias (Rhododendron simsii), Alamandas (Allamanda cathartica) e Dionéias (Dionaea muscipula).

A ação vai ao encontro do trabalho que vem sendo realizado em toda Cidade, de revitalização, ampliação e reformulação dos jardins e áreas públicas gramadas e com arbustos. Além da Avenida Guilhermina, os trabalhos estão concentrados também na Presidente Castelo Branco, Marechal Mallet e Viaduto do Sol. Os próximos trabalhos devem acontecer na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara, Rua Gilberto Fouad Beck, Bairro Mirim, e Praça Duque de Caxias, Bairro Canto do Forte.

O diretor do Departamento de Manutenção Ambiental da Sesurb, Marcelus Condé Machado, explicou que o ambiente urbano é constantemente modificado, seja por influência humana, seja pela própria natureza. E uma das transformações com maior impacto estético é a que envolve paisagismo e jardinagem. “Queremos que as pessoas se sintam bem ao passar por estes locais, aliando desenvolvimento à natureza”.

Condé afirmou que o trabalho paisagístico é de vital importância nos centros urbanos. “Hoje o paisagismo se funde às construções, embelezando os projetos arquitetônicos. Este tipo de manutenção e melhoria é constante, sendo realizado em todas as áreas verdes da Cidade”.

Outros locais – Em março, o Centro Expandido Boqueirão, compreendido pelo quadrilátero formado entre a Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Presidente Castelo Branco, Avenida Presidente Kennedy e Avenida São Paulo, recebeu 24 vasos de polietileno em seus principais cruzamentos viários.

Nestes locais foram colocadas árvores da espécie Grumixama (Eugenia brasiliensis) e Cereja do Rio Grande (Phyllocalyx involucratus). Além disso, todo o entorno recebeu ainda flores diversas como Manacás da Serra (Tibouchina Mutabilis), Quaresmeira (Tibouchina granulosa), Mini Ixora (Ixora chinensis) e Flamboyanzinho (Caesalpinia pulcherrima).
No mesmo período, a Avenida Ayrton Senna contou com o plantio de diversos tipos de Trepadeiras, como a Primavera (Bougainvillea), que devem colorir a via após seu florescimento completo, processo que leva de 2 a 3 anos.

Obras de revitalização – O projeto contempla a ampliação do leito carroçável da Avenida Guilhermina, implantando duas pistas em cada mão de direção, criação de calçada central com estacionamento de veículos e tratamento paisagístico diferenciado. A via está passando também por revitalização paisagística que compreenderá novas calçadas em piso intertravado de concreto, totalizando área de 11mil m², e a requalificação do calçamento, em toda sua extensão, com a instalação de rampas de acesso e piso podotátil, em conformidade com a NBR 9050/2015, que determina as regras de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

ASCOM/PMPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *