Entorno: Educação – Comunidade de Valparaíso de Goiás recebe nesta quarta-feira (24) primeira escola estadual de tempo integral

A Escola localizada próximo ao Restaurante Cidadão do bairro Cruzeiro do Sul deve atender cerca de 500 estudantes do Ensino Médio em tempo integral

Aconteceu nesta quarta-feira (24) em Valparaíso de Goiás a inauguração da Escola Estadual Cruzeiro do Sul. A instituição de ensino faz parte de uma série de unidades educacionais do Governo do Estado de Goiás que atende o modelo padrão século 21, que prima por proporcionar segurança e bem estar aos professores e alunos.

A Escola localizada próximo ao Restaurante Cidadão do bairro Cruzeiro do Sul deve atender cerca de 500 estudantes do Ensino Médio em tempo integral, das 07h30 às 17h30, “ofertando três refeições diárias e um currículo inédito com oportunidade de aulas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Avaliação Seriada (PAS) e vestibulares”,  afirmou a diretora Gislene Mendes.

O prefeito Pábio Mossoró agradeceu ao governo estadual pelos investimentos no município de Valparaíso de Goiás.  “Finalizando o seu quarto mandato como governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo deixa para o município de Valparaíso de Goiás muitas obras importantes que vão ofertar mais dignidade e um futuro melhor para a comunidade de Valparaíso. Isso significa unidade e trabalho”, destacou.

Construída por meio de recursos do Programa Goiás na Frente, a unidade escolar conta com 12 salas de aulas, sala de informática, laboratórios de química, física e biologia, além de biblioteca, espaço cultural, de música e quadra coberta para a prática de esportes.

Os Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) pauta um modelo pedagógico diferenciado, baseado em várias experiências de sucesso no país. O governador Marconi Perillo afirma que as escolas padrão século 21 são de primeiro mundo. “No ano 2000 eu e a professora Raquel Teixeira definimos por esse conceito de escola e o padrão continua moderno até os dias de hoje. São escolas arejadas, com espaço para cultura, laboratórios e quadra coberta. Uma escola que faz jus a Valparaíso e ao bairro Cruzeiro do Sul. Agradeço ao Pábio pela diligência e por estar sempre atento a todas as questões que dizem respeito às parcerias entre governo do estado e governo municipal”, pontuou.

José Eliton ressaltou que a inauguração da instituição de ensino simboliza o cumprimento de compromissos. “Estamos juntos com o prefeito Pábio Mossoró no sentido de colocar a cidade nos trilhos do progresso. Esse evento simboliza o cumprimento de compromissos. No ano passado estivemos aqui onde realizamos uma solenidade de lançamento de um dos maiores programas de investimento do Brasil — O Programa Goiás na Frente. Naquele momento fizemos uma série de compromissos e que estão sendo cumpridos um a um em todas as regiões do estado. Obras que modificam a vida de milhares de pessoas”, completou o vice-governador e coordenador do Programa Goiás na Frente, José Eliton.

A deputada estadual Lêda Borges iniciou seu discurso fazendo um agradecimento ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Eliton. “Começamos uma nova era de recursos do estado destinados a Valparaíso de Goiás. O senhor não tem noção governador Marconi como nós políticos de mandato, assim como os prefeitos, precisamos agradecer, porque nesse momento de crise, vem o estado como parceiro dos 246 municípios e entrega recursos para que possamos reconstruir nossa cidade. Receber a primeira escola de tempo integral é um privilégio. Nós pais e mães temos que reconhecer esse valor.  Agradeço ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Eliton, não como líder política, mas como cidadã deste município”, completou.

Outras duas escolas estaduais padrão século 21 estão em construção nos bairros Ipanema e Jardim dos Ipês e devem ser inauguradas no primeiro semestre de 2018.

Para realizar matrícula os interessados devem procurar a UBS do Cruzeiro do Sul, que fica em frente à escola, de 07h30 às 17h. Os documentos necessários são: original e cópia dos documentos do aluno: RG, CPF, comprovante de residência, 3 fotos 3×4, declaração de escolaridade ou histórico escolar e documentos do responsável. As aulas começam dia 05 de fevereiro.

 

A Orquestra Amanhecer de São Geraldo do Araguaia, sob regência do maestro Lucas Reis abrilhantou o evento.

Também participaram da solenidade Célio Silveira (Deputado Federal), Rodrigo Delmasso (Deputado Distrital), Sérgio Cardoso (Secretário de Estado e Articulação Política); Simão Cirineu (Chefe de Gabinete Particular do Governador); representando a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Raquel Teixeira, Marcos das Neves (Superintendente Executivo de Educação); os prefeitos Cristovão Tormin (Luziânia), Sônia Chaves (Novo Gama), Flávio Correa (Cidade Ocidental), vice-prefeito Luiz Alberto (Águas Lindas); Wânia Mara (Coordenadora Regional de Educação); Tenente Coronel Azevedo (Comandante do 5º CRPM), vereadores e secretários municipais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás