Entorno: Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Valparaíso

Com capacidade de tratamento de até 30 litros por segundo, a nova ETE possui eficiência superior a 90% de remoção da carga orgânica, valor acima do exigido pela legislação, que é de 80%

A Saneago, o Governo de Goiás e a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, realizaram na quinta-feira, dia 15 de março, a solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Marajó.

Com capacidade de tratamento de até 30 litros por segundo, a nova ETE possui eficiência superior a 90% de remoção da carga orgânica, valor acima do exigido pela legislação, que é de 80%.

Segundo o diretor da Saneago Marco Túlio, o Sistema de Esgotamento Sanitário beneficiará inicialmente cerca de 3 mil famílias e “mais as ligações do bairro Jardim dos Ipês”.

A unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário, através de processos físicos, químicos ou biológicos, removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Em seu discurso o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo pontuou ainda outros pontos positivos de uma obra desse porte. “Uma obra como essa significa cuidado ambiental e cuidado com a saúde, isso traz uma economia muito grande para nós do que despender com tratamento de doenças ou reparar danos ambientais. Outro benefício é que uma cidade que tem tratamento de esgoto atrai empresas, um ativo importantíssimo”, completou.

A rede coletora conta com aproximadamente 50 km. O sistema vai atender os bairros Parque Marajó, Vila Isabel, Jardim dos Ipês e Santa Rita. O valor investido nas obras chega a R$ 10 milhões.

A ETE Marajó é a 89ª estação de esgoto do Estado de Goiás. “Em 1999 quando Marconi Perillo assumiu o governo, nós tínhamos uma cobertura de rede de esgoto por volta de 32%, hoje nós chegamos a 60% e a população não parou de crescer! No ano de 99 eram apenas 12 estações de esgoto, essa é a de número 89, um marco muito grande para o estado de Goiás”, pontuou o diretor da Saneago, Marco Túlio.

Perillo também fez questão de parabenizar a Prefeitura pela continuidade das obras da Estação de Tratamento de Esgoto, idealizada pela então prefeita Lêda Borges (2009/2012), hoje deputada estadual e finalizada na gestão de Pábio Mossoró. “Essa obra tem um mérito enorme do prefeito Pábio, da Prefeitura de Valparaíso de Goiás, da deputada Estadual Lêda Borges e da Saneago, mas, sobretudo, da Prefeitura, que contribuiu muito para o andamento”.

O chefe do Executivo Municipal Pábio Mossoró aproveitou o momento para agradecer a parceria e disponibilidade do Estado em proporcionar cada vez mais investimentos para o município. “Com o apoio da deputada Lêda Borges e do governador Marconi Perillo, Valparaíso de Goiás está sendo verdadeiramente reconhecido”, concluiu.

Participaram da solenidade a deputada Estadual Lêda Borges, o presidente da Câmara Municipal Alceu Gomes, a vereadora que representa o bairro Marajó Maria Neide, os secretários municipais, vereadores, autoridades das cidades do entorno e a comitiva de diretores e colaboradores da Saneago.

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *