Fundação BB e ANA assinam acordo de cooperação para recuperação da bacia do Rio Descoberto (DF)

A Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional das Águas (ANA), assinaram nesta sexta-feira (23) na Vila Cidadã do Fórum mundial da Água, um acordo de cooperação técnica que pretende preservar a Bacia Hidrográfica do Alto Descoberto pelo Programa Produtor de Água. O projeto sob coordenação da ANA estabelece parcerias entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor para recuperação de bacias hidrográficas selecionadas estrategicamente.
 
No Distrito Federal, o programa implementa desde 2012 diversas ações de recuperação da bacia do Pipiripau, como práticas de manejo do solo, da água e da produção agrícola; recomposição de matas de galeria nas margens dos rios, além do pagamento de serviços ambientais por produtores rurais para adequarem ambientalmente suas propriedades.
 
O novo acordo, denominado Aliança pelo Descoberto, terá a participação da Fundação Banco do Brasil, Emater-DF, Embrapa-DF, secretarias do Distrito Federal,  Universidade de Brasília, WWF-Brasil, entre outras entidades. A Fundação BB integra o acordo de cooperação com o apoio na elaboração de projetos de recomposição florestal e de conservação de solo e água de propriedades rurais participantes da Aliança pelo Descoberto.
 
Água para o DF
Em um cenário de crise hídrica, a recomposição dos mananciais da Bacia do Descoberto, responsável por 60% do abastecimento público do Distrito Federal, se apresenta como uma ação estruturada prioritária para a sociedade.
 
O plano estruturado integrará ações da União, do estado de Goiás e do Distrito Federal pela consolidação e fortalecimento de atividades rurais sustentáveis a partir do uso racional da água e do solo. Será necessário o investimento em infraestrutura verde para produção de água na bacia a partir da adequação ambiental de propriedades rurais e unidades de conservação.
 
As ações estratégicas serão implantadas a partir de diagnóstico socioambiental, com foco na questão hídrica, direcionando ações prioritárias a serem realizadas com o propósito de aumentar disponibilidade e qualidade da água no Lago Descoberto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *