Brasil: Catarinense cria rede milionária ao apostar em duas paixões nacionais: brigadeiro e café

  Por Priscilla Silvestre

Bárbara Pavesi Alvaides criou a rede Petite Amie, que faturou R$ 4,5 milhões só no ano passado

Coragem, espírito visionário e determinação são qualidades comuns em empresários de sucesso.

Bárbara Pavesi Alvaides, de 27 anos, buscou um diferencial no mercado e apostou na tendência gourmet para criar a marca Petite Amie, em agosto de 2015.

A rede de franquias de café gourmet e brigaderia se tornou referência no Sul, onde possui três lojas e uma fábrica.

Logo expandiu para Brasília e ganhou a atenção de empreendedores de todo o Brasil.

No ano passado o faturamento foi de R$ 4,5 milhões.

O segredo de tanto sucesso deve ser atribuído à qualidade, padronização e exclusividade da linha de produtos.

Segundo a empresária, até o cafezinho, que é a paixão de muitos brasileiros, leva um toque exclusivo na rede.

A marca é especializada em cafeterias gourmet e famosa por seus brigadeiros e doces. Outras característica  são as mono porções de bolos, tortas e as chamadas taças sujas, lambuzadas de chocolates e outras especiarias, que chamam a atenção pelo visual.

Elas chegam a tirar suspiros dos clientes e são as causadoras de muitas fotos na internet.

“Quando desenvolvi a marca, pensei em uma rede que não fosse apenas um estabelecimento, mas um evento, um entretenimento, digno de muitos compartilhamentos nas redes sociais. Tudo foi idealizado para agradar no paladar e também ao visual”, se orgulha Bárbara.

Uma rede que começou de um sonho e sem sócios

Ela começou seu negócio na cidade de Brusque, em Santa Catarina, sem sócios e com apenas R$ 80 mil de investimento.

O sucesso por parte do público local e das cidades vizinhas foi imediata, o que fez com que a rede ampliasse a oferta de produtos e serviços.

Hoje, a marca possui um faturamento mensal de aproximadamente a R$ 400 mil.

Até maio de 2018, a rede prevê novas unidades em Londrina e Joinville.

Além de fazer parte de um setor que registrou alta de 9,3% no último ano e chegou a um faturamento de R$ 614,3 bilhões, a Petite Amie oferece soluções que possibilitam ao franqueado lucrar mais.

Na alimentação, o lucro líquido, geralmente, é muito maior, girando entre 20% e 30%.

“Se uma loja fatura R$ 80 mil, com todas as despesas fixas bem alinhadas, é possível conquistar um lucro de até R$ 24 mil por mês”.

Fabricação própria e inovação são grandes sedutores

Bárbara ressalta que um dos fatores que fazem as franquias lucrarem mais é a fabricação própria dos produtos oferecidos na rede.

“Muitos deles são feitos pela Petite Amie, o que reduz o gasto flutuante, além de manter um padrão de qualidade”, aponta.

De acordo com a idealizadora, esse é um ponto muito apreciado pelos clientes em todo o Brasil.

Atualmente, o faturamento médio de uma franquia, em uma cidade com até 100 mil habitantes, é de R$ 80 mil.

“Esse valor pode ser maior em cidades com uma população maior”, pontua.

Informações sobre como ser um franqueado

  • Taxa de Franquia: R$ 30 mil para cidades abaixo de 100 mil habitantes e R$ 50 mil para cidades acima de 100 mil habitantes;
  • Custo de Implantação: entre R$ 90 mil a R$ 200 mil (dependendo da área do local e necessidade de reforma). Valor estimado, sujeito a variações.
  • Taxa de royalties: 5% fixo do faturamento bruto
  • Fundo de promoção: 1% fixo do faturamento bruto;
  • Retorno em torno de 18 a 26 meses, dependendo de cada região;
  • Faturamento médio anual de R$ 960 mil (R$ 80 mil por mês).

 

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