Praia Grande: ‘Maio Amarelo’ começa com iluminação especial e ação educativa para ciclistas

Iniciativa começa no primeiro dia de maio, com muitas atividades

A correria do dia a dia muitas vezes dispersa as pessoas para situações alarmantes na sociedade. Uma delas é o alto índice de mortos e feridos no trânsito a cada ano. O movimento ’Maio Amarelo – Ação Pela Vida’ vai de encontro a essa realidade, por meio de uma iniciativa que faz referência ao movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito. A Prefeitura de Praia Grande, por meio da coordenação da Secretaria de Trânsito (Setran), desenvolverá uma série de atividades ao longo do mês. Logo no primeiro dia, a Cidade receberá iluminação especial em pontos referenciais do Município e também uma ação educativa voltada para os ciclistas.

Ao longo de todo o mês de maio, locais referenciais da Praia Grande como o Palácio das Artes, a Praça da Maçonaria, os Viadutos Joaquim Augusto Ferreira Mourão e Waldemar José Mancini, além da Rotatória Parceria receberão uma iluminação especial em tom amarelado. Entre os dias 27 e 28 de abril, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) promoverá a troca das lâmpadas de vapor metálico pelas de vapor de sódio, na cor amarela.

Ainda no primeiro e segundo dias de maio, ações de conscientização serão desenvolvidas: na primeira semana do mês, serão realizadas blitze educativas em diversos pontos da Cidade, onde serão entregues 1.600 folders sobre as normas viárias mais destacadas. As principais abordagens serão realizadas das 10h às 12h, nas ciclovias da Av. Castelo Branco e Av. Costa e Silva (primeiro de maio), e na Av. Castelo Branco com a Av. Dom Pedro II (dia 2 de maio).

Na segunda semana de maio, o mesmo material será distribuído nas bicicletarias; e na terceira semana será realizada a campanha ‘Bike Check-up’, quando a população poderá fazer gratuitamente uma revisão em suas bicicletas em comércios parceiros da ação, onde serão verificados itens de segurança como freios e correntes.

Na última semana, será lançada a segunda edição do Concurso Cultural de Vídeos, que esse ano tem como título “Segurança no trânsito se faz com cada um em seu lugar”.

Oconcurso é voltado a estudantes do Ensino Fundamental, que produzirão vídeos inéditos, com duração de 60 a 90 segundos, que deverão abordar a temática da segurança viária do ciclista. A intenção é que os alunos produzam os materiais nos meses seguintes (entre junho e julho). A seleção dos melhores materiais será feita em agosto.Os vídeos vencedores do concurso serão revelados durante a Semana Nacional de Trânsito, em 24 de setembro.

O regulamento da ação será divulgado nas próximas semanas no site da Prefeitura.

Site da Prefeitura: praiagrande.sp.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *