Praia Grande: Plano Municipal de Cultura tem balanço positivo de encontros propostos

Reuniões serviram para elucidar questionamentos da sociedade

Após seis encontros informativos com membros da sociedade civil, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande realizou uma análise desta etapa de debates desenvolvidos em diversos bairros da Cidade. Ao todo, aproximadamente 200 pessoas participaram das reuniões.

Segundo o responsável pela elaboração do Plano, Everton Santos Mendes, a participação da população foi extremamente positiva. “As pessoas puderam expressar suas opiniões sobre o que querem para a cultura nos próximos anos. O conhecimento das ideias torna-se extremamente necessário para que haja cada vez mais essa interação, além do incentivo à sociedade ser uma parte integrante do processo”.

Para isso, todos os encontros foram realizados no período noturno, a fim de facilitar a presença da população, e tiveram como objetivo elucidar dúvidas das pessoas em relação as diretrizes a serem tomadas para criação do Plano Municipal de Cultura.

A próxima ação será a realização de seis encontros setoriais – com datas a serem definidas – com variados artistas, grupos e entidades, buscando criar um canal de diálogo com a municipalidade. Através desses encontros setoriais, será criado o Conselho Municipal de Cultura, que atuará junto à população e Poder Público para o fomento cultural na Cidade.

SISTEMA – A criação do Plano Municipal de Cultura é uma obrigatoriedade do Sistema aderido pela Prefeitura de Praia Grande em 2015. O Fundo, a Conferência e o Conselho Municipal de Cultura são outros itens de caráter obrigatório, que foram completados com mais dois opcionais (Programa de Formação na área da Cultura e Sistema Municipal de Indicadores Culturais). As ações tomadas possibilitam uma continuidade nas políticas públicas culturas, visto que o Sistema tem a validade de 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *