Praia Grande: Profissionais da Saúde têm tarde de vivência no Palácio das Artes

Um dos objetivos é humanizar as atividades realizadas

Convivendo com momentos de dor e sofrimento diariamente, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Praia Grandetiveram uma tarde diferente no Palácio das Artes nesta quarta-feira (25). Os 22 participantes puderam realizar uma vivência em diversos espaços do complexo cultural, com atividades que misturavam arte, dança, teatro e música.

Idealizadora da iniciativa em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo,a coordenadora do NASF, Katia Mara Mendes Ferreira Santos, conta que a vivência foi realizada de surpresa. Segundo ela, as situações do cotidiano dos profissionais da saúde são muitas vezes dolorosas, com ações que fogem ao controle humano.”A ideia desta tarde é proporcionar um momento de encontro deles consigo mesmos, com o conhecimento de seu corpo e a possibilidade de humanizar as atividades”, salientou a coordenadora.

No primeiro momento, os profissionais acompanharam uma apresentação de piano no Hall de Entrada do Palácio das Artes para em seguida seguirem à “sala de espelhos”, onde puderam realizar, com a atividade de dança e alongamento, uma reflexão tanto profissional quanto pessoal.

Além disso, a exposição “Por Favor, Me toque”, situada na Galeria de Artes Nilton Zanotti, também foi visitada pelos membros do NASF, que tiveram a oportunidade de fazer algo pouco usual quando se trata de obras de arte: tocar cada uma delas – objetivo principal desta mostra. Por fim, realizaram ainda uma dinâmica no Teatro Serafim Gonzalez.

A partir de agora, a expectativa da coordenadora é que os encontros sejam realizados mensalmente.

NASF- O Núcleo de Apoio à Saúde da Família tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município. Diversas áreas fazem parte do NASF: pediatria, fisioterapia, nutrição, assistência social, dermatologia, ginecologia e psicologia. A Cidade é considerada referência na Baixada Santista nesta área, tanto que sediou no ano passado o Encontro Regional do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *