Goiás: Hospital de Pirenópolis conquista Acreditação em segurança do paciente

Certificados de qualidade são uma conquista para uma instituição de saúde; mas o mais importante é, principalmente, a garantia de um produto e serviço de qualidade para o usuário. Uma excelente notícia para a população de Pirenópolis, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) receberá a Certificação ONA 1 – da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Esta é a mais respeitada entidade que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde do Brasil em acordo com a metodologia reconhecida pela ISQua, International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma cerimônia de comemoração será realizada no jardim externo do HEELJ, com o Governador de Goiás, José Eliton, e do Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Moura Vilela. Convidamos a todos os colaboradores e a população de Pirenópolis, para junto conosco, receber a certificação e comemorar mais este feito para o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime.

Segurança do paciente

Vale ressaltar que o HEELJ é o segundo hospital estadual no interior de Goiás a receber essa certificação. O primeiro foi o Hospital de Trindade. A certificação se refere à qualidade e segurança do paciente, cujo objetivo é reduzir a zero as possibilidades de erros nos atendimentos.

Segundo a Diretora Geral da Unidade, Silvana Maria Graziani Braga, a Acreditação é fruto de um trabalho de dois anos e seis meses, sobretudo na qualificação das equipes profissionais. Reduzir os riscos o máximo possível exige rigor para uma série de regras e critérios técnicos. “Os protocolos e procedimentos que seguimos não deixam margem para o erro”, garante Silvana.

Esses procedimentos envolvem uma preparação, um contato e uma identificação do paciente que antecede qualquer procedimento ou atendimento. Cuidados que vão desde a identificação correta do paciente; passando pela Classificação de Risco com o uso de pulseiras coloridas; até o estabelecimento de critérios e protocolos que asseguram uma cirurgia dentro dos parâmetros de segurança.

Toda a preparação e investimentos foram feitos para que o HEELJ pudesse se candidatar à certificação. “O maior desafio agora é mantermos o alto padrão de qualidade que a Acreditação exige e garantir à população de Pirenópolis o melhor atendimento possível”, conclui.

Sobre o IBGH

O Hospital Estadual de Pirenópolis é gerido em coparticipação entre o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) – Organização Social de Saúde (OS) e o Governo de Goiás. Criado em setembro de 2013, a história do IBGH está diretamente relacionada com a do HEELJ, Unidade que conta com 95% de aprovação por parte da população pirenopolina e que está sob responsabilidade do Instituto há mais de três anos. A certificação que agora o HEELJ conquista é linear ao compromisso do IBGH de uma gestão sempre comprometida com as causas sociais e com a qualidade do atendimento.

SERVIÇO:

– EVENTO: Entrega do Certificado ONA 1 ao Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime.

– DATA: 04/06/2018

– HORÁRIO: 17h

– LOCAL: Jardim externo do HEELJ

Brenno Sarques – Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *