Novo Gama: prefeitura realiza caminhada “Faça Bonito” no Pedregal

  Por Lucas Campelo

“Abra os olhos antes que o seu filho seja a próxima vítima”, dizia uma das faixas erguidas por manifestantes durante a passeata Faça Bonito que ocorreu na manhã da última sexta-feira (18), no Pedregal. O ato faz parte da campanha nacional que visa mobilizar a população sobre o abuso e à exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes.

Durante a marcha, os participantes usaram balões, placas e bandeiras para chamar atenção da comunidade sobre o assunto. Gritos de guerra como: “Não se cale. Faça bonito, disque 100”, ecoaram pelas ruas do bairro para que denúncias sejam feitas. Um trio elétrico acompanhou o percurso dos manifestantes. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar estiveram no local e organizaram o trânsito.

“Precisamos mostrar para a sociedade que as crianças e adolescentes não são objetos”, afirma o Secretário de Assistência Social, José Pacífico. Ainda de acordo com ele, os menores precisam ser respeitados. “Os crimes mais graves investigados por policiais apontam que os crimes ocorrem dentro de casa e com os próprios familiares. Não podemos aceitar esse tipo de coisa”, ressalta.

Os manifestantes eram compostos por alunos do Colégio Militar José de Alencar, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Escola Municipal Bela Vista e Pedregal, APAE, menores do programa Jovem Cidadão e Aprendiz e grupo Vida Saudável. Autoridades municipais das Secretarias de Educação, Mulher, Desporto, Lazer e Cultura, CRAS e CREAS também participaram. O maestro Ari Bonfim comandou uma orquestra estudantil.

Durante a caminhada, as autoridades ressaltaram que a denúncia pode ser anônima. Basta procurar o Conselho Tutelar, as Delegacias, a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o CRAS, o CREAS ou o Disque Direitos Humanos, pelo número 100. O serviço telefônico funciona por 24 horas. E em casos de emergência também é aconselhável ligar para o 190.

A caminhada foi registrada pela equipe da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Novo Gama no comando pelo assessor parlamentar Allan Monteiro, o jornalista Lucas Campelo, o fotógrafo Caíque Silva e o arte finalista Hebert Willk.

Fotos: Caíque Silva
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Novo Gama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *