São Paulo: 2ª Semana da Cultura Caiçara agita final de semana em Praia Grande

Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público

Feira de Artesanato, contação de histórias, teatro, passeio de barco, apresentação de música, tudo isso de forma gratuita. Essas são as atrações da 2ª Semana da Cultura Caiçara, que acontece de 25 a 30 de maio. No final de semana, a programação sai do Palácio das Artes e se estende também ao Portinho e Praça Duque de Caxias.

No sábado (26), a área de lazer Ézio Dall’Acqua , conhecida como Portinho, terá diversas atrações previstas. A Feira de Artesanato Especial acontece a partir das 13 horas e contará com a venda de itens que remetam à cultura caiçara, além de música ao vivo comandada pela dupla sertaneja Renan e Caio César. A escola ambiental programou saídas de barco que prometem fazer sucesso com o público presente pela lindíssima vista do local.

Ainda no sábado, a partir das 14 horas, as exposições “Pé Direito Caiçara” e “Olhar: Cotidiano Caiçara” ficam abertas na Galeria Nilton Zanotti e no Museu da Cidade, respectivamente. Olhar terá a apresentação de 16 desenhos do litoral paulista, feitas pela artista plástica Maria Ros Blat, com técnica de desenho em nanquim e carvão, e Ângelo Gil, com a utilização do grafite.

Já a mostra Pé Direito Caiçara trará à Galeria 31 obras de arte feitas pelos participantes com deficiência do programa Extramuros, em parceria com a Secretaria de Educação. O trabalho visa valorizar o patrimônio imaterial dos caiçaras por meio de técnicas de desenhos, colagens, registros de observação, de memória e de criação.

Mais tarde, o Teatro Serafim Gonzalez recebe, às 20 horas, o espetáculo Além Mar, do grupo Cazuá Teatro. A peça é um encontro de gerações com a oratória de contos folclóricos regionais e do cancioneiro popular. Tratando do amor de Jeremias, um pescador apaixonado, por Janaína, que terá de enfrentar a maldição imposta pela Rainha do Mar à família dela para salvá-la.

Já no domingo (27), às 9 horas, os pescadores e membros do Instituto Biopesca fazem um bate papo que busca promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção. Ainda no domingo, a Praça Duque de Caxias estará tomada de alegria e boa música. Às 14 horas, apresentação teatral, contação de histórias e brincadeiras acontecem no local, que recebe, a partir das 16h30, a apresentação dos grupos Chorões do Palácio e MPBossa, bandas compostas apenas por alunos do Núcleo artístico do Palácio das Artes.

2ª Semana da Cultura Caiçara – Neste ano, o tema da Semana é expor a cultura caiçara genuína e contemporânea, traçando um paralelo entre atividades e costumes dos verdadeiros caiçaras. Aprovado na Câmara dos Vereadores da Cidade em 2016, o evento faz parte do Calendário Oficial do Município e busca mostrar a importância da cultura caiçara na formação da sociedade atual.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Praia Grande promove a Semana da Cultura Caiçara na Cidade, com uma série de atividades gratuitas como palestras, apresentações teatrais e musicais, vivências e exposições. A edição atual acontece entre 25 e 30 de maio.

Programação – Confira as atividades programadas:

26 de maio: sábado

14 às 20 horas – Visitação exposições Pé Direito Caiçara (Galeria Nilton Zanotti) e Olhar: O Cotidiano Caiçara (Museu)
14 horas – Contação de histórias e apresentação de esquete teatral infantil A Feiticeira (Museu da Cidade)
13 às 18 horas- Feira de ArtesanEspecial (Portinho) e Vivências
20 horas – Espetáculo teatral Além Mar (Teatro Serafim Gonzalez)

27 de maio: domingo

9 horas – Bate papo com pescadores Instituto Biopesca (Boutique do Peixe Forte)
14 horas – Teatro, contação de histórias e brincadeiras infantis (Praça Duque de Caxias)
16h30 – Apresentação dos grupos Chorões do Palácio e MPBossa (Praça Duque de Caxias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *