Goiás: Nova sede da Central Integrada de Monitoração Eletrônica intensifica fiscalização de apenados

Nova central amplia fiscalização e permite um controle mais eficiente do cumprimento da pena

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) inaugurou na última quinta-feira, dia 5, a nova sede da Central Integrada de Monitoração Eletrônica (Cime).

O local conta com salas de operações, de cadastro e de espera e central de monitoramento, e é interligado com o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (Ciicc) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para que possa atuar nas ocorrências que exigem a integração imediata das forças policiais.

“Este é um fator importante no rol de instrumentos que temos no cumprimento na execução das penas”, diz o diretor-geral da DGAP, coronel Edson Costa. “Temos agora uma proposta que contempla o cumprimento da pena por meio eletrônico de forma confiável. É um avanço importante”, destaca.

O diretor-geral ressaltou que agora “há uma sede com mais espaço e condições físicas”. Reforça que a medida “registra a vontade de ampliarmos a fiscalização”. Por fim, pontua que “a iniciativa trará resultados positivos”. O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, também esteve presente à cerimônia.

Inauguração da nova sede da Central Integrada de Monitoração Eletrônica da Dgap.

Atualmente, o sistema monitora cerca de 3,8 mil apenados dos regimes aberto e semiaberto. A expansão da Cime vai permitir, ainda, uma gestão mais eficiente, como a melhoria da fiscalização e controle eficiente do cumprimento da pena, e também contribuir com a reinserção do preso no mercado de trabalho. O sistema garante, ainda, a proteção das vítimas de violência doméstica.

O coordenador-geral de Monitoramento Eletrônico, Rodrigo Helou, diz que o novo sistema dará resposta rápida e fiscalização eficiente. “Temos o que há de mais moderno instalado nessa central”, destaca. Ressalta, que “esta é uma resposta para a sociedade com eficiência na monitoração eletrônica”.

Com Informações da Comunicação Dgap

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *