Governo de Goiás entrega novas viaturas ao Corpo de Bombeiros e homenageia instituições

Ao participar, na noite da última segunda-feira, dia 02, da comemoração do Dia Nacional do Bombeiro Militar, o governador José Eliton entregou novas viaturas à corporação, homenageou instituições com a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II e bombeiros com a Medalha do Mérito Profissional. O evento também marcou a promoção de 60 oficiais e 270 praças.

Ele entregou à corporação o primeiro de sete caminhões de combate a incêndio e salvamento adquiridos em parceria com o Detran, dentro do programa Trânsito com Vida. Os sete caminhões, denominados Autobomba Tanque e Salvamento (ABTS), serão distribuídos a várias unidades do Corpo de Bombeiros.

José Eliton também entregou a primeira das 15 viaturas de vistoria para atividades preventivas da corporação. Os demais veículos serão entregues ainda neste mês. Os investimentos somam R$ 5,8 milhões.

Com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Márcio André de Morais, o governador homenageou 120 instituições e personalidades que prestaram relevantes e notáveis serviços à Corporação, com a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II. A primeira-dama Fabrina Müller estava entre os homenageados. A condecoração foi instituída para comemorar o Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 02 de julho.

José Eliton também homenageou 30 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros com a Medalha do Mérito Profissional, destinada a reconhecer Bombeiros Militares que se destacaram em ações operacionais, serviços de prontidão, docência e atividade-fim. O governador também foi homenageado pela corporação pelas promoções concedidas nesta noite.

Governador José Eliton durante entrega de viaturas em evento de comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro.

Durante discurso na solenidade José Eliton afirmou que é preciso avançar enquanto sociedade e que o Corpo de Bombeiros aponta o caminho. “O Brasil celebra muito mais do que uma carreira de Estado, celebra princípios. Todas as pesquisas de opinião pública apontam o Corpo de Bombeiros como um referencial. Uma instituição que é caracterizada pela retidão, pela coragem, pelo mérito”, ressaltou José Eliton. Afirmando que é preciso avançar enquanto sociedade e que o Corpo de Bombeiros, por todos esses motivos, aponta o caminho.

O comandante-geral agradeceu pela confiança depositada e pela valorização da corporação. “Sou grato pela confiança do governador e do secretário de Segurança Pública, que me respaldaram a liderar essa corporação tão estimada. Ao apoiarem e acreditarem em nós, estão nos ajudando a salvar vidas. O governador hoje nos dá mostras de mais uma valorização do nosso trabalho a nos entregar mais novas viaturas. O Governo de Goiás não mede esforços para que nossos sonhos se realizem”, afirmou.

Secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior ressaltou que o poder público e a população devem estimar o Corpo de Bombeiros além de uma instituição. “Tenham a corporação dos bombeiros como um parente próximo, pois só um pai, uma mãe, um irmão, é capaz de arriscar a própria vida para salvar a nossa”, disse.

Investimentos

Em março, foram entregues 38 novas viaturas que serão utilizadas em atendimento de resgate pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento terrestre e transporte de pessoal, 750 capas de aproximação e 10 desencarceradores, que são equipamentos fundamentais em ocorrências com vítimas de acidente presos em ferragens.

No mês de abril, foram entregues duas viaturas Auto Salvamento Avançado (ASA) utilizadas no serviço operacional, 428 conjuntos de aproximação de combate a incêndio, 185 capacetes gallet, 500 balaclavas, seis equipamentos de proteção respiratória, seis serras sabres, 20 desencarceradores à combustão completos, 12 ferramentas à bateria, além de 62 moto aquáticas, popularmente conehcidas como jet skis. Recentemente, foram inaugurados os novos quarteis nos municípios de Nerópolis e Goianira.

Os bombeiros militares do Estado de Goiás foram contemplados com várias medidas de valorização e melhorias salariais adotadas pelo governo de Goiás nos últimos anos para promover o fortalecimento das forças de segurança pública do estado.

Com Informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *