Lixão de Novo Gama será referência em sustentabilidade

Preocupada com a questão socioambiental, a prefeita Sônia Chaves (PSDB) e demais autoridades visitaram as instalações do Lixão de Novo Gama, para articular ações que beneficiem a sociedade e o meio ambiente. Executar o aterramento adequado dos resíduos, recuperar o solo, reciclar materiais, promover a sustentabilidade e conscientizar a população sobre o desperdício e o descarte correto do lixo são algumas das medidas.

“Quando o lixo chegar aqui, nem tudo será aterrado, mas sim, reciclado. Os catadores vão receber os resíduos e selecionar o direcionamento de cada material. Desta forma, vamos evitar a poluição”, aponta a diretora de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Janaína Santos. De acordo com ela, a meta é transformar o Lixão em modelo de sustentabilidade para a região do entorno.

Por enquanto, o Lixão está desativado. Mesmo assim, já recebe dejetos. De acordo com a prefeita Sônia Chaves (PSDB), 87 toneladas de lixo são despejados no local diariamente. A inauguração do espaço está prevista para o dia 13 de agosto, data em que as ações socioambientais serão colocadas em prática.

Até lá, o espaço passa por uma obra para possibilitar segurança e qualidade de vida aos funcionários. Entre as benfeitorias estão, reforma de banheiros, criação de refeitório, ampliação do galpão, instalação de eletricidade, e captação de água potável. Além, da aquisição de uma empilhadeira para facilitar o trabalho de coleta e oferta de ensino educacional para os filhos dos catadores.

Durante visita ao local, Sônia esteve acompanhada do secretário de Infraestrutura Urbana, Marinaldo Almeida, e pelos vereadores Ilma do Baduca, Roberto de Vicentim, Ricardo Construtor e José Lopes. Juntos, discutiram as propostas de benfeitorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *