Valparaíso de Goiás: Professor Silvano, propõe criar o “Programa Farmácia Solidária em Valparaíso.

O “Programa Farmácia Solidária” consiste na doação de medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade pela população e por empresas do segmento farmacêutico para a Farmácia Central e Unidades de Saúde do Município de Valparaíso de Goiás e sua subsequente distribuição gratuita à população, sob supervisão técnica da Secretaria de Saúde, após rigoroso controle de sua qualidade e prazo de validade.

Os medicamentos com o prazo de validade vencido, em vias de vencer, violados e reprovados por questões técnicas quanto a sua qualidade, serão encaminhados para incineração.

O Vereador Professor Silvano, autor do Projeto de lei nº 099/2018, que tramita na Câmara Municipal que cria a “Farmácia Solidária”, diz que o programa tem por objetivo estimular o espírito de generosidade entre as pessoas, por meio da entrega de medicamentos doados para posterior distribuição.

O desperdício é um dos indícios da sociedade moderna, a população não possui o hábito de redistribuir o medicamento que sobrou ao término do tratamento para as enfermidades, podendo levar ao vencimento e a inutilidade do mesmo.

A finalidade deste projeto é retirar das casas, medicamentos que não estão mais sendo utilizados e que estiverem em perfeitas condições, serão cadastrados, armazenados nas instalações da Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás e colocados a disposição das farmácias dos hospitais e postos de saúde da rede pública de saúde do município, para que possam ser distribuídos para a comunidade dentro do prazo de validade, afirma Professor Silvano, autor da propositura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *