Goias: HURSO promove treinamento sobre sintomas e prevenção de estresse e tensão emocional

Com o tema “Cuidar de si para cuidar do outro”, palestra alertou sobre a importância da manutenção da saúde mental para assim ser capaz de prestar assistência ao próximo

Colaboradores de todas as áreas do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) compareceram ao treinamento Cuidar de Si para Cuidar do Outro, ministrado pela psicóloga hospitalar Lorrayne Cristina Nunes. Nele foram abordados os principais sintomas de estresse e formas de como evitar o esgotamento mental. O intuito é de melhorar o atendimento prestado dentro da Instituição. “Não tem como dar uma assistência, ficar bem com o trabalho, se você não estiver bem consigo mesmo” conta Lorrayne.

Segundo a enfermeira Francyelle Santos Ferreira, que participou da palestra, com a agitação diária da rotina do trabalho em um hospital, muitas vezes não sobra tempo para prestar atenção e ter cuidado com a própria saúde mental. “É muito interessante o tema abordado, principalmente no âmbito hospitalar em que vivemos” afirma.

Ao fim do treinamento, cada participante preencheu um formulário contendo uma autoavaliação para identificar seu nível de sobrecarga emocional. “Como equipe de saúde, é de suma importância que tenhamos essa consciência de nos auto avaliar. Precisamos ver até que ponto o stress está influenciando nosso cotidiano e trabalho” explica a psicóloga. Uma sugestão de tratamento foi dada para cada resultado obtido no formulário.

Sintomas físicos e psicológicos do estresse

O estresse possui três estágios, segundo explicou a palestrante. O primeiro é o alarme, que é o estresse positivo. Ele estimula a produção de mais força e energia para superar o desafio ou ameaça identificada pelo organismo. Logo após vem a resistência, no qual o cansaço físico e mental é o principal sintoma. E por último a exaustão, também conhecido como burnout. Ocorre quando o indivíduo já não consegue se manter física e psicologicamente bem para realizar suas atividades diárias e o cansaço se torna crônico.

Sintomas mais comuns do stress emocional

  • Cansaço;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Dor de cabeça;
  • Queda de cabelo;
  • Irritabilidade e mau humor;
  • Falhas de concentração e memória;
  • Insônia;
  • Baixa produtividade no trabalho.

Por Brenno Sarques

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