Goiás: IV Encontro Estadual da Juventude, em Rio Verde, debate o poder transformador do jovem na sociedade

“Fortalecer as políticas públicas para a Juventude, saber quais são as maiores necessidades e angústias atuais do jovem goiano, além de estimular o empreendedorismo, a superação e a transformação, em nível pessoal e coletivo”. A fala da secretária-executiva do Conselho Estadual da Juventude, Deborah de Queiroz, ilustra bem a temática que foi discutida e apresentada no  IV Encontro Estadual da Juventude e dos Gestores Municipais, realizado na manhã desta sexta-feira (24) no Colégio Estadual Martins Borges, em Rio Verde, no sudoeste goiano. O evento contou com a participação de 400 jovens.

Ela destacou que o encontro é uma importante agenda entre a juventude e o poder público, pois “é através daqui que saem grandes projetos, como o Goiás Sem Fronteiras e o Passe Livre Estudantil, idealizados pela Secretaria de Governo e pela Superintendência da Juventude. Foram ações do encontro, debatidas no Conselho Estadual da Juventude, que é a instância que faz o diálogo entre a sociedade civil e o poder público pra discutir as principais demandas”, disse.

De acordo com o Superintendente da Juventude da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Leonardo Felipe, o encontro “permite ampliar o conhecimento, promover o debate entre jovens sobre a importância das políticas públicas voltadas para a juventude do Estado de Goiás, além de despertar para a importância do jovem como protagonista em sua cidade”, apontou. “A edição de Rio Verde é o nosso segundo encontro, de sete que foram programados. O primeiro ocorreu em Goiânia, no Teatro Escola Basileu França, e os próximos estão agendados para Goiatuba (29/08), Luziânia (31/08), Trindade (5/09), Anápolis (14/09) e Aparecida de Goiânia (21/09)”, complementou o superintendente.

Responsável por ministrar a palestra com o tema central, “O Poder Transformador do Jovem na Sociedade”, o CEO da Global Peace Foundation, Massimo Trombin, questionou aos participantes “qual é o futuro?” que eles enxergavam. “É muito importante que começar a ter uma visão diferente do mundo, abrir a mente. As principais mudanças no mundo, nos últimos anos, tiveram a participação direta dos jovens – que hoje são atores primários. Quando eles são empoderados, assumem sua responsabilidade, eles realizam seu potencial e tem possibilidades de realizar mudanças fantásticas”, afirmou.

Empreendedorismo

Abordando formas de ingresso ao mercado de trabalho, o gerente regional do Sebrae na região de Rio Verde, Cláudio Laval, buscou estimular os jovens a se tornarem pessoas empreendedoras. “O mercado de trabalho está cada vez mais restrito e competitivo. Estamos com quase 14 milhões de pessoas desempregadas no país e mais quatro milhões que desistiram de procurar emprego. Nesse caso, o empreendedorismo torna-se uma forte opção de ocupação econômica. E uma empresa não é só abrir, você deve trabalhar aspectos comportamentais de planejamento e gerenciamento para que esse pequeno negócio seja bem-sucedido”, explicou.

Vida sem fronteiras

Para a estudante Maria Elvira, que participou do Goiás Sem Fronteiras em New Jersey, nos Estados Unidos, a experiência prática de acreditar num sonho que se realizou foi transformadora. “New Jersey mudou a minha vida. Essa viagem, para mim, não foi só de aperfeiçoamento da língua inglesa, mas também mudou toda a minha visão de mundo. Transformou minha visão do mundo e me mostrou que eu posso, sim, atravessar as fronteiras que eu quiser e, acima de tudo, me ensinou a valorizar meu país. Quando eu fui para fora, eu percebi que aqui tem muitas coisas boas e uma delas é a cumplicidade entre os brasileiros. Eu conheci pessoas incríveis, que compartilharam comigo opiniões e experiências”, testemunhou.

IV Encontro da Juventude

O primeiro encontro aconteceu em Goiânia e, com a participação de aproximadamente 600 jovens, teve como principal discussão a importância da juventude na sociedade e nas transformações sociais. Para o Secretário de Governo, Frederico Jayme, o encontro é uma oportunidade única para os jovens. “Esse é o momento de trocarmos experiências exitosas e de aprendermos uns com os outros. Pelo fato do Encontro ser regionalizado, teremos a oportunidade de conhecer melhor as políticas públicas locais a partir da experiência que o jovem possui dentro da sua comunidade e que podem ser implantadas  regionalmente, e até mesmo em todo o Estado”, ressalta.

Confira a tabela com as datas dos próximos Encontros:

Data Município
29/08 Goiatuba
31/08 Luziânia
05/09 Trindade
14/09 Anápolis
21/09 Aparecida de Goiânia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *