Goiás: Jovens de Goiatuba discutem políticas públicas e empoderamento no IV Encontro Estadual da Juventude

“O Brasil estará na mão de vocês daqui a alguns anos. Depende de cada um. Vocês têm nas mãos a possibilidade de transformar esse país, fazendo com que ele seja repleto de ética e dignidade”. Com essas palavras, o reitor do Centro Universitário de Goiatuba (Unicerrado), Gilmar Rezende de Paula, abriu o IV Encontro Estadual da Juventude e dos Gestores Municipais no município da região sul do Estado. O evento, realizado na sede da instituição, abordou o tema central “O Poder Transformador do Jovem na Sociedade”, e contou com a participação de mais de 400 jovens.

O Superintendente da Juventude da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Leonardo Felipe, historiou que os encontros ocorrem desde 2014, e são um dos espaços de interlocução com a juventude que norteiam o processo de elaboração das políticas públicas de governo, voltadas para os jovens. “Nós fazemos essas atividades na prática desde 2014. Vocês não estão aqui atoa, nós visitamos os municípios colhendo informações pra que nós possamos planejar quais são as atividades que o Estado vai fazer. Por exemplo, dentro da pasta tem um documento laranja que é fruto das discussões que ocorreram no passado. É o ID Jovem, programa implantado do governo Federal, que está disponível e permite o acesso à viagens gratuitas em ônibus estaduais.  E o que vocês vão fazer com esse papel? Até o final vocês vão preencher os dados e  colocar, no verso, as sugestões que vocês têm pra melhorar a qualidade de vida de vocês, dos jovens”, exemplificou.

Representando o governador José Eliton, o chefe de gabinete da secretaria de Governo, Georton Vasconcelos, levou aos jovens o “abraço, o compromisso e a responsabilidade social do governador” àqueles que são “o futuro de Goiás e do Brasil”. “Trago um abraço fraterno a todos os jovens de Goiatuba, minha cidade natal, minha terra querida e que muito me orgulha. Neste Encontro, vamos não só relembrar um pouco do legado que os governadores construíram para a Juventude de Goiás, bem como seguir apontando o futuro, celebrando novas parcerias e iniciativas que fazem de nosso Estado um exemplo de políticas sociais para o Brasil. Nesse sentido, é importante dizer que o governador José Eliton tem orgulho de programas como o Jovem Cidadão, o Bolsa Universitária, o Passe Livre Estudantil, o Goiás sem Fronteiras e também o Renda Cidadã, que serve também à criança e ao jovem, servindo à composição da renda familiar. E agora, é momento de avançarmos com novas propostas, novos caminhos, novas políticas que virão de vocês”, pontuou.

Representando o Conselho Nacional da Juventude, a jovem Larissa Ferreira, de 22 anos, ressaltou a fala do chefe de gabinete, afirmando que “esse evento é de extrema importância porque a gente consegue observar, ouvir e entender o que a juventude precisa. É o momento de criação de novas políticas públicas a partir das demandas apresentadas, isso tendo em vista que Goiás já é destaque, em nível nacional, no tocante às políticas públicas para a juventude”, asseverou.

Em nome da cidade e dos jovens de Goiatuba, o chefe de gabinete do prefeito Zé Pinheiro, Melo Viana, agradeceu à equipe do governo do Estado, na pessoa do governador, pela realização do evento no município, assim como o coordenador Regional de Educação, professor La Cordeli. “Eu me lembro, não faz muito tempo, da minha juventude. É a melhor fase da nossa vida. Hoje, a gente tem todas as facilidades e vamos aprender tudo de bom… Então aproveitem! É muito importante esse entrosamento entre pessoas de outras cidades e da própria cidade, aqui é um momento que nós devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível”, considerou o professor.

Transformação

Responsável por ministrar a palestra com o tema central, “O Poder Transformador do Jovem na Sociedade”, o CEO da Global Peace Foundation, Massimo Trombin, assim como fez em Rio Verde, questionou aos participantes “qual é o futuro?” que eles enxergavam. Ele enxerga que os jovens são, atualmente, atores fundamentais nas principais mudanças e transformações importantes, ocorridas no mundo e que “quando eles (os jovens) são empoderados e assumem sua responsabilidade, eles realizam seu potencial e tem possibilidades de realizar mudanças fantásticas”.

Prova disso é o depoimento de Pedro Augusto, de 17 anos, participante do programa Goiás sem Fronteiras e que sentiu, na própria pele, a satisfação por acreditar num sonho e, através do esforço próprio – aproveitando as ajudas e oportunidades que surgiram – realizá-lo. “Eu sempre sonhei em fazer um intercâmbio, sair do país, conhecer outras culturas. Mas eu achava impossível, pois os custos eram muito altos, minha família jamais daria conta. Mas, através do Goiás Sem Fronteiras, eu tive meu sonho realizado aos 17 anos. Minha mãe acreditou em mim, fez a inscrição e… eu fui o primeiro da minha família a sair do país! Todo mundo ficou muito orgulhoso, inclusive eu. Nesse programa eu fiz amigos, experimentei outras culturas… então acabou que me apaixonei mais por essas culturas. Hoje meu sonho é viajar o mundo, fazer minha parte para um mundo melhor. Quero ser oficial do exército e eu vim aqui para incentivar vocês, para mostrar que quando a gente acredita e faz a nossa parte, as coisas acontecem”, disse.

Programação

A programação inclui palestras, debates, apresentações artísticas e espaço para os jovens desenvolverem o protagonismo juvenil, assim como os gestores municipais e estaduais que trabalham com a juventude. O encontro já passou pelas cidades de Goiânia e Rio Verde e até o fim de setembro, passa por Luziânia, Trindade, Anápolis e Aparecida de Goiânia. A edição de Goiânia contou a participação de aproximadamente 600 jovens, e teve como principal discussão a importância da juventude na sociedade e nas transformações sociais.

Para o Secretário de Governo, Frederico Jayme, o encontro é uma oportunidade única para os jovens. “Esse é o momento de trocarmos experiências exitosas e de aprendermos uns com os outros. Pelo fato do Encontro ser regionalizado, teremos a oportunidade de conhecer melhor as políticas públicas locais a partir da experiência que o jovem possui dentro da sua comunidade e que podem ser implantadas  regionalmente, e até mesmo em todo o Estado”, ressalta.

Confira a tabela com as datas dos próximos Encontros:

Data Município
31/08 Luziânia
05/09 Trindade
14/09 Anápolis
21/09 Aparecida de Goiânia

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *