Goiás: Mutirão de Catarata visa zerar a fila de espera no Entorno de Brasília

A coordenação do programa pretende realizar 45 cirurgias por dia, até o final do ano

Joré Francisco da Silva, de 67 anos, está feliz da vida. O aposentado que sofreu durante anos com a catarata, conseguiu ser operado via programa de Cirurgia de Cataratas do Governo de Goiás. Residente de Valparaíso, comemora após ter conseguido a cirurgia . “Minha vida já mudou 50% após a cirurgia. Eu fui muito bem atendido. Estou muito grato’’, agradece.

Sem condições de pagar um tratamento particular, José procurou o Governo Junto de Você que aconteceu em sua cidade. “Eu participei do Governo Junto de Você que aconteceu no Céu Azul aqui em Valparaíso, em dois meses saiu à cirurgia’’, comemora.

‘Eu não via o pôr do sol’

O marceneiro Enoque da Paz, de 80 anos, operou os dois olhos depois de anos de espera. Satisfeito, Enoque elogia o atendimento recebido no Hospital Municipal de Valparaíso, unidade conveniada com o Governo de Goiás e que realiza as cirurgias do programa de cataratas de toda região do entorno do DF. “O atendimento foi muito bom, tão bom que não está escrito no céu’’, comemora o senhor que reside em Padre Bernardo.

Enoque operou os dois olhos, pois já tinha dificuldades de enxergar. ”Por conta da catarata, eu já não lia, não via o pôr do sol’’, desabafa.

Mutirão de Catarata

Além de Enoque e Joré, em duas semanas, centenas de pessoas já foram atendidas no Hospital Municipal de Valparaíso. A iniciativa faz parte do Mutirão de Catarata, que visa reduzir o déficit de 3,5 mil pessoas que aguardam a cirurgia em todo o Estado de Goiás, zerando assim, a fila de espera.

Somente no Entorno de Brasília, a expectativa é de que seja realizado até o fim do ano, cerca de 45 cirurgias por dia para os moradores que residem nas 19 cidades. Paulo César, coordenador do programa, explica que as pessoas que ainda não estão cadastradas para fazer a cirurgia, devem procurar o secretário de Saúde de sua saúde e se cadastrar no Sistema Único de Saúde(SUS)  a fim de garantir o procedimento. “Nós vamos atender os 19 municípios do Entorno de Brasília’’, enfatiza.

Foto: Divulgação/Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *