São Paulo: Espetáculo de Praia Grande representa região em Festival Internacional de Teatro

Comédia As Sogras, do Núcleo Artístico Palácio das Artes, será em Minas Gerais

Ansiedade, concentração e muita alegria. Esses sentimentos definem o estado de espírito do elenco e equipe técnica do espetáculo teatral ‘As Sogras’, que no próximo sábado (1) se apresenta no Festival Internacional de Teatro de Sapucaia, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

O espetáculo concebido no Núcleo de Criação Artística do Palácio das Artes, da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), foi selecionado entre 70 produções inscritas e representa a Baixada Santista no Festival, que estreia no cenário teatral brasileiro.

Dirigida por Alan Queiróz (Querô – Uma Reportagem Maldita, espetáculo praia-grandense vencedor de dois prêmios no Festival Rio In Cena 2017), a peça conta a história de Roberval, um homem prestes a conquistar a tão sonhada aposentadoria. Porém, a vida de Roberval vira de cabeça pra baixo quando ele e sua esposa recebem a visita inesperada de suas quatro sogras juntas.

Além do espetáculo, Praia Grande terá representatividade nos workshops oferecidos ao público pela organização do Festival. O diretor Alan Queiróz foi convidado a ministrar o workshop O Teatro do Oprimido de Augusto Boal, no domingo (2). “O convite foi uma surpresa muito boa, as inscrições para o workshop já foram encerradas e a turma está lotada. Tenho estudado e me dedicado bastante para passar as técnicas de Boal para os participantes”.

O ritmo de ensaios tem sido intenso. “Temos trabalhado muito nessas últimas semanas, corrigido algumas falhas, focando em pontos importantes no cenário, texto, em tudo o que vimos no processo de turnê. Analisamos o processo de desenvolvimento do espetáculo para que tudo aconteça da melhor forma possível”, afirma o diretor.

Compartilhar o crescimento da arte e da cultura de Praia Grande vem gerando uma grande expectativa em todo o elenco. Para Queiróz, a responsabilidade é grande, porém a sensação de representar a região em um festival internacional é muito positiva. “Estamos crescendo no setor cultural, levando o nome da Cidade além das fronteiras estaduais. A ansiedade é grande, mas tenho certeza que faremos um espetáculo especial”.

A atriz Regina Maura Cruz vive Violeta, uma das sogras de Roberval. Experiente no teatro amador de Praia Grande, Regina conta como estão as emoções às vésperas do Festival. “É até difícil descrever, ansiedade é nosso nome neste momento. A oportunidade de mostrar nosso trabalho além das fronteiras paulistas é maravilhosa. Estou muito feliz e pronta para uma apresentação muito divertida”.

Isabel Samegima, diretora da Divisão de Artes Cênicas e Música da Sectur, afirma que a participação do grupo no Festival é mais um passo gigantesco para o teatro de Praia Grande. “Termos sido selecionados novamente para um festival de grande porte mostra o quanto temos evoluído em termos culturais na Cidade. Tenho certeza que o elenco fará uma apresentação maravilhosa, como tem feito na itinerância aqui na região, e o mais importante, espero que o público se divirta muito”.

Fazem parte do elenco de As Sogras: Naira Reiner, Oswaldo Soto, Regina Monteiro, Regina Maura, Paula Sueli e Eulália Santos.

Festival Internacional de Teatro de Sapucaia – O FITS 2018 acontece entre 31 de agosto e 2 de setembro em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, e vai reunir grupos de 15 cidades de todo país, além de uma companhia de Bogotá (Colômbia) e outra de Nampula (Moçambique). O espetáculo As Sogras será apresentado no dia 1 de setembro, às 16 horas, no Teatro Inatel, com entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *