Agopa e Sebrae Fashion Business: qualificação, oportunidades e solidariedade para o universo da moda em Goiás

Profissionais e interessados nos mais diversos campos da moda têm a oportunidade de aprender, discutir e compartilhar conhecimentos ao longo de toda esta semana. Em parceria com a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), foi lançado nesta terça-feira, dia 11, o projeto Sebrae Fashion Business – E a moda, como vai?”, como forma de impulsionar o setor têxtil, do design de moda e do algodão em Goiás. O evento ocorreu na sede do Sebrae-GO, e reuniu representantes de diversos setores ligados ao segmento de moda, têxtil, negócios e design.

Para o diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal, a iniciativa é uma oportunidade de capacitação e exploração das novas tendências e oportunidades para o setor. “Há vinte anos trabalhamos com a indústria têxtil, com as confecções e todo o comércio ao seu redor. Este é um grande gerador de emprego e renda em Goiás”, declarou.

Além das ações desta semana, há uma extensa programação durante os meses de setembro a dezembro, englobando a participação de grandes empresas, instituições, entidades e profissionais da moda goiana e brasileira. Para a analista do Sebrae-GO, Thaís Oliveira, todos os elos da cadeia produtiva serão abordados. “Assuntos como atacarejo e expansão, moda e mundo digital, mercado, tendências e consumidor masculino, entre outros temas, serão discutidos com profissionais de cada área”, pontuou.

Diretor executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho representou a associação no evento e destacou a atuação da Agopa em campanhas que vão além das lavouras.

“A Agopa trabalha com os três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. Goiás figura entre os estados com maior produção sustentável, contribuindo para que o Brasil se mantenha como líder mundial neste tipo de cotonicultura”, afirmou.

Representante do Sebrae Nacional, a consultora Juliana Borges elogiou a posição de referência do estado de Goiás no cenário de moda nacional e expôs perspectivas promissoras para o futuro do setor no estado. “Goiás tem uma potencialidade para continuar crescendo, sobretudo no atacarejo, onde ocupa posição de destaque ao lado de outros quatro estados brasileiros. Em um país com mais de 550 mil microempreendedores individuais de moda, Goiás é protagonista no abastecimento desses pontos de vendas”, frisou.

Representando o presidente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção, Fernando Pimentel, o economista chefe da entidade, Haroldo da Silva, lembrou que Goiás é um estado pujante para o setor da moda, mas é preciso que a infraestrutura possibilite o crescimento mais rápido do segmento.

Designer de bolsas, Rogério Lima relatou a importância do Sebrae na consolidação do seu negócio. “Para quem está empreendendo e quer atuar no segmento, que por sinal é muito competitivo, deve procurar as soluções disponibilizadas pela entidade que, além de dar visibilidade ao negócio, ainda te ajuda na gestão e na forma de empreender”, frisou.

Campanha Natal de Algodão

 A campanha Natal de Algodão foi apresentada no evento. Trata-se de uma iniciativa da Agopa de responsabilidade social, em parceria do Sebrae, do Clube de Costura e da Casa Irmã Dulce (entidade filantrópica). A campanha tem como objetivo arrecadar peças de vestuário que serão ajustadas e comercializadas em um grande bazar. Todo recurso coletado será revertido na aquisição de alimentos para pessoas carentes. No sentido de unir a campanha de caridade com a potencialidade da moda goiana, o artista Hector Ângelo criou uma arte exclusiva que será estampada nas camisetas promocionais da iniciativa, que serão distribuídas aos parceiros, voluntários, e demais envolvidos na ação. Para o diretor executivo da Agopa, Dulcimar Pessatto Filho, a campanha Natal de Algodão se insere em um contexto que traz a fibra do algodão para um papel muito maior, que é o da solidariedade, do reaproveitamento e da economia criativa. “Fazer parte do Natal de Algodão é sentir que a cotonicultura de Goiás compõe de um tecido social no qual se entrelaçam questões éticas, morais, econômicas e culturais”, concluiu.

POSTOS DE COLETA

  Clube de Costura – Rua 67-B, nº 165 – Estacionamento G3, Mega Moda Shopping – Setor Norte Ferroviário – Região 44 – Goiânia|GO – Fone: 62|3217.7923

 AGOPA – Associação Goiana dos Produtores de Algodão – Rua da Pátria, nº 230 – Setor Santa Genoveva – Goiânia|GO – Fone: 62|3241.0404

 SEBRAE em Goiás – Av. T-3, nº 1000 – Setor Bueno – Goiânia|GO – 62|3250.2000

 Shopping Estação da Moda – Avenida Goiás Norte, nº 2.151, Centro – Goiânia|GO – 62|3221.0800

 SENAC Unidade Setor Aeroporto – Rua 31-A, nº 43 – Setor Aeroporto – Goiânia|GO – 62|3219.5169

 Confira a programação do Sebrae Fashion Business para os próximos dias

  • 12/9/18 (quarta-feira), às 19h30, no Estação Shopping (Auditório da Faculdade Estácio de Sá) – aberto ao público para 300 participantes, necessária inscrição prévia:
    Atividades:

o   Palestra-show: “Fast Fashion – Atacarejo em Expansão”, com Eduardo Cristian – CEO da marca Black West, dentre outros

  • 13/9/18 (quinta-feira):
    Atividades:

o   1ª atividade – Horário: 16h – no Café do Mundo da Livraria Nobel – Shopping Bougainville

  • Bate-papo: A moda e o mundo digital. Convidados: fashion bloguers (Danila Guimarães, Thaís Gusmão, Aline Jajah, Ana Isabel Kyrillos, entre outras) e representante de uma empresa de referência | portal de moda on-line.

o   2ª atividade – Horário: 19h – JOE’S Barbearia – Setor Marista

  • Atividade: Bate papo com o tema “Tendências, oportunidades e novo consumidor masculino”.
  • 14/9/8 (sexta-feira),às 18h, no Clube de Costura do Mega Moda Shopping:
    Atividades:

o   Painel: Um novo olhar para o mercado de couros, calçados e afins, com Mestre Espedito Seleiro (Palestra e Lançamento de Livro), dentre outros

o   Exposição|Comercialização

o   Pocket Desfile

  • 16/9/18 (domingo),às 18h, no Collab – Evoé Café:
    Atividades:

o   1ª atividade: 17h

  • Painel: “Moda, economia criativa, e os nichos de moda que mais crescem no Brasil e no mundo ”, com convidados Mileide Lopes, Isabela Hanashiro, Celina Hissa e Rafael Barbosa e coletivos de moda local.

Por Brenno Sarques

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