Goiás: “Nosso governo é e sempre será parceiro do esporte”, diz Zé Eliton ao apresentar propostas ao segmento esportivo

Durante o encontro, o governador afirmou que, se eleito, vai criar o Bolsa Técnico, para proporcionar aos treinadores esportivos a possibilidade de dedicação exclusiva à função

O governador e candidato à reeleição Zé Eliton recebeu, na tarde desta sexta-feira (14), em Goiânia, presidentes de federações e associações de esporte, representantes de clubes, profissionais e atletas contemplados com programas do governo de Goiás. O evento contou com a presença da ex-secretária de Educação e candidata a vice-governadora, Raquel Teixeira.

Durante o encontro, ele apresentou as principais propostas para o setor, contidas no seu plano de governo. “Temos propostas que visam estimular o esporte como vetor de inclusão social, fortalecendo as ações voltadas ao fomento e ao apoio de atividades que proporcionem à população a prática esportiva e do lazer, desporto e de atividades físicas”, disse Zé Eliton ao enfatizar que “em Goiás, o governo é e sempre será parceiro do esporte”.

O candidato à reeleição pelo PSDB informou à comunidade esportiva que, se eleito, criará o Bolsa Técnico, que, assim como o programa Bolsa Atleta, vai proporcionar ao treinador a oportunidade de se dedicar totalmente ao trabalho. “Quantos se preparam e precisam do Bolsa Atleta? E é por isso que nó fazemos questão de manter esse benefício. A bolsa tem o objetivo de fomentar atletas para que eles tenham a oportunidade de se dedicar apenas ao esporte”, explicou.

Zé Eliton também ressaltou a importância do esporte na formação pessoal. “Tenho muito orgulho de governar um Estado que entende a necessidade e faz questão de valorizar o Esporte e a Educação, que precisam sempre andar de mãos dadas”, falou, ao assumir que ainda há muitos desafios na área. “Temos um desafio muito importante, não só em Goiás, mas também no Brasil, de fomentar o esporte e apoiar nossos atletas”.

Ao falar sobre os variados incentivos ao esporte realizados ao longo dos anos em Goiás, Zé Eliton citou a criação da Eseffego pelo o ex-governador Mauro Borges e anos depois, a instalação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). “O que fizemos, agora, foi unir essas duas instituições de ensino, criando a Faculdade do Esporte, que usufrui de toda a estrutura do Centro de Excelência”, contou o governador, ao garantir que o objetivo é formar professores e atletas de alta performance.

Responsável por diversas ações na área do esporte durante sua gestão como secretária de Educação, Cultura e Esportes, a candidata a vice-governadora Raquel Teixeira reconheceu o alto rendimento esportivo de Goiás e afirmou que muito disso se deve ao incentivo e apoio do Governo de Goiás. “Estamos vivendo um momento muito bom no esporte, com atletas preparados, técnicos dedicados, equipamentos esportivos importantes, além do fomento sistemático por parte do Estado”, completou a professora.

Também presente no evento, o atual secretário de Educação, Flávio Peixoto, disse que é muito feliz ao comandar a Seduce. “Tudo que o ex-governador Marconi Perillo, o governador Zé Eliton e a professora Raquel Teixeira fizeram em prol da Educação, Cultura e Esporte me deixam numa situação muito confortável”, falou Peixoto, ao garantir que vai continuar lutando para atender os pleitos que lhes são demandados.

Representando os presidentes das Federações Esportivas, Márcio Rezende, da Federação Goiana de Musculação Fitness e Fisiculturismo, reconheceu o apoio do Governo para sua categoria. “Vim aqui agradecer a Zé Eliton e a Raquel Teixeira por tudo que fizeram por nós. Hoje nos tornamos referência mundial em fisiculturismo, graças ao nosso trabalho e incentivo total do Governo de Goiás”, concluiu o atleta.

Propostas   – Como iniciativas garantidas, consta do plano de governo de Zé Eliton o fortalecimento da política de prática esportiva como forma de inclusão social, desenvolvimento de competências, estímulo à vida saudável, fortalecimento da convivência, superação de limites e trabalho colaborativo para uma sociedade mais justa. E, também, o fortalecimento da Faculdade do Esporte com políticas de incentivo, formação e desenvolvimento de novos talentos na área esportiva, assim como o fomento a pesquisas técnicas e científicas no segmento.

Outro ponto do plano de governo é fortalecer a política de paradesporto e apoiar o desenvolvimento de atletas de esportes paraolímpicos, bem como expandir a prática de treinamento desportivo nas escolas do ensino fundamental e do ensino médio.

É, ainda, iniciativa garantida no plano de governo o fortalecimento dos jogos estudantis em todas as suas fases, incluindo a realização da fase estadual preparatória para a nacional. E, também, a de promover alternativas de lazer a partir da revitalização dos espaços esportivos públicos e realizar ações para os finais de semana e feriados, como as Ruas de Lazer nos municípios.

O governo de Zé Eliton também irá incentivar o desenvolvimento das competências dos jovens, por meio dos jogos educacionais e outros eventos esportivos estaduais e nacionais.  Os programas que, desde 2000, fazem a diferença no esporte em Goiás serão mantidos e ampliados: Pró-Atleta, Pró-Esporte, Jogos Abertos, Jogos Educacionais e Iniciação Esportiva. É, também, meta do governador Zé Eliton apoiar a realização de eventos esportivos internacionais e entidades que desenvolvem o esporte no interior.

São iniciativas inovadoras, constantes do plano de governo, o fomento à criação do Centro de Alto Rendimento na Faculdade de Esporte e a criação do programa Pró-Técnico para dar condição ao técnico de garantir a formação profissional do atleta.

Estão, ainda, no plano: estímulo ao apoio do setor privado para a área esportiva; investimentos na qualificação e na capacitação da gestão esportiva profissional dos técnicos e demais atores do ciclo esportivo; apoio com assistência médica aos atletas de nível internacional e olímpico; criação do Museu do Esporte para recuperar e preservar a memória do Esporte em Goiás; criação do programa de competições esportivas voltadas para o público idoso; e a ampliação do financiamento do Programa Pró-Esporte incluindo alto rendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *