Novo Gama: IDEB – Escola Municipal Darcy Ribeiro avança e supera meta projetada pelo Ministério da Educação

Solucionar problemas de indisciplina, promover passeios educacionais, estimular a família para participar do processo de formação dos alunos, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização e incentivar professores e gestores. Esta foi a receita que garantiu o título de melhor qualidade no ensino público à Escola Municipal Darcy Ribeiro em Boa Vista, no Novo Gama, avaliada com 6,2 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Esse resultado é uma grande vitória para nós”, comemorou a diretora da instituição, Elania Carvalho, que assumiu o cargo em janeiro de 2017. “A nossa escola seria fechada, mas pedi uma oportunidade para reverter a situação. Batalhamos, e agora vimos que estamos no caminho certo”, disse.

O resultado da Prova Brasil 2017 foi divulgado no último dia 03. Nele, a Darcy Ribeiro recebe a nota de 6,2, um aumento de 1,9 ponto em relação a 2015, quando atingiu a marca dos 5,4. O resultado satisfatório surpreendeu até mesmo a projeção do Ministério da Educação para 2021, estipulada em 6,0.

Atualmente, a unidade tem 120 alunos matriculados e distribuídos em cinco turmas. De acordo com a diretora, o intuito é implementar novos projetos educacionais para manter o nível de ensino e aprendizagem e, tornar a Darcy Ribeiro uma referência ao ensino fundamental I (1° ao 5° ano) na região.

“Vamos trabalhar com a nova Base Nacional Comum Curricular, focado no conhecimento em humanas e exatas, montar eventos especiais em datas comemorativas – como a Semana da Inclusão – que convidamos a autora do livro Joaninha Diferente, Regina Célia, para um projeto de interdisciplinaridade, e índios para o Dia do Índio; trazer projetos de alfabetização, oficinas de aprendizagem e abrir um segundo turno na escola”, apresentou.

Segundo a diretora, o prédio também deve passar por reformas para proporcionar melhor conforto aos alunos, como a manutenção no parquinho e pinturas. O jardim também será reconstruído com mudas de Ipês e Coqueiros. Na parte interior, uma biblioteca está sendo montada com livros literários. E quem se interessar pode fazer doações de exemplares para a instituição.

“O sucesso da escola é fruto do amor que temos pelos alunos. Eu mesma falo que eles são meus filhos”, frisou Elania sobre o cuidado que tem com a educação para as crianças e adolescentes.

Com Informações da Fanpage da Prefeitura Municipal de Novo Gama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *